Inventários florestais do Ceará devem ser incluídos em sistema nacional

24 de janeiro de 2019 - 13:31 # # # #

Semace - Assessoria de Comunicação

Responsáveis técnicos por inventários florestais devem incluir o estudo no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A nova orientação está no termo de referência publicado, nesta quinta-feira (24), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), responsável pelo controle florestal no estado. “Será obrigatário ser anexado no Sinaflor, para que as informações sejam inseridas no sistema, com a devida anotação de responsabilidade técnica (ART)”, informa o documento.

De acordo com a gerente de Cadastro e Extensão Florestal da Semace, Conceição da Costa, o inventário florestal deverá ser elaborado por um engenheiro florestal diplomado em qualquer época ou por um engenheiro agrônomo. “Desde que este último tenha habilitação, experiência comprovada para elaboração de inventários florestais e também reconhecido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e homologados no Sinaflor”, alertou a gerente. O termo de referência sobre o “conteúdo básico” exigido “em cumprimento à legislação vigente”.

Conteúdo Básico

O conteúdo deverá abordar os aspectos legais, como a identificação do proprietário e do empreendimento, a localização e o acesso, a responsabilidade técnica; o inventário florestal, indicado material, metodologia, fórmulas, memória de cálculo e análise estatística. Também são exigidos o resumo do inventário florestal, a descrição, a disposição e o modo de aproveitamento do material lenhoso resultante da supressão realizada. Veja o termo de referência completo.