Folia de carnaval anima pacientes e familiares no HSM

22 de fevereiro de 2019 - 16:03 # # # #

Secretaria da Saúde - Assessoria de Comunicação

 

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, realizou na manhã desta sexta-feira, 22, uma confraternização de Carnaval com direito a Rei Momo, bloquinhos, desfiles e concursos de rei, rainha e samba no pé.

A festa envolveu vários pacientes internados na unidade, além de familiares e colaboradores do hospital. Durante toda a semana que antecede o carnaval, diversas atividades carnavalescas serão realizadas com os pacientes.

A terapeuta ocupacional e coordenadora do serviço, Sandra Coelho, explica que a ideia é trazer animação para dentro do hospital, proporcionando momentos de diversão e alegria aos pacientes.
“O Carnaval é uma tradição muito forte na nossa cultura e as pessoas sentem vontade de participar. Por isso, a gente faz uma simulação do que está acontecendo lá fora, trazendo as famílias para a confraternização”, ressaltou.

O agricultor Luciano Rodrigues, pai de um paciente que está internado no HSM por transtorno bipolar, fez questão de entrar na folia. “Eu vim de Paracuru para estar presente nesse momento festivo. Muito boa essa iniciativa das terapeutas ocupacionais deste hospital”, declarou.

Para os pacientes internados no HSM por dependência química, o caráter terapêutico é mostrar que todos podem se divertir sem o uso de álcool e drogas. “Estamos oferecendo picolé, dindim, fantasias e muita diversão ao som das marchinhas de carnaval. A animação vai continuar nos próximos dias, com a visita dos familiares dos nossos pacientes”, conta Sandra.

Com máscara, maquiagem, brilho no rosto e confetes, cada um deles aproveitou a festa para dançar com muita animação. Uma das pacientes afirmou que foi emocionante rever os familiares e comemorar o carnaval com os profissionais do hospital.