Movimentação de contêineres é destaque no Pecém

22 de fevereiro de 2019 - 17:37 # # # # #

A movimentação de contêineres é uma das mais relevantes dentro do Porto do Pecém. Representando 22% na movimentação total do porto no mês de janeiro, a carga apresentou um incremento de 7% quando comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Danilo Serpa, o número de rotas de cabotagem (movimentação entre portos brasileiros) através do porto cearense aumentou para seis em 2018. “Por isso temos observado um incremento neste tipo de carga desde o ano passado”, destaca. Os produtos mais expressivos nos embarques e desembarques no primeiro mês do ano foram: arroz, alumínio, cimento, farinha de trigo e sal.

OPERAÇÕES DE CONTÊINERES

Atualmente são utilizados para as operações de contêineres no Porto do Pecém dois super guindastes do tipo ship to shore (STS). Os equipamentos estão entre maiores e mais modernos do país, operam simultaneamente contêineres de 20 pés e um de 40 pés (unidade de medida padrão).

A capacidade do guindaste é de 65 toneladas para contêineres e 100 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 68 metros de lança, podendo alcançar até a 22ª fileira de contêineres das embarcações.

BALANÇO DE JANEIRO

Em janeiro a movimentação do Porto do Pecém foi 3% maior que o mesmo período do ano anterior, totalizando 1,5 milhão de tonelada, o melhor resultado dos últimos cinco anos.

O embarque de mercadorias apresentou um incremento de 22%, quando comparado ao mesmo período de 2018, somando 429.373 toneladas. Entre as principais mercadorias enviadas, destaque para as placas de aço, frutas frescas, produtos siderúrgicos e cereais.

De acordo com o presidente do CIPP a expectativa é de que o porto mantenha linha de crescimento dos últimos anos e cresça em 2019 cerca de 10%.