Visitantes recomendam um domingo no Viva o Parque

22 de fevereiro de 2019 - 15:17 # # # #

Secretaria do Meio Ambiente - Assessoria de Comunicação

Projeto proporciona aos visitantes do Cocó e do Botânico, além de diversão, educação ambiental e conhecimento sobre a conservação da natureza e a manutenção dos recursos naturais

O fim de semana está chegando e com ele mais um Viva o Parque (VOP). Repleto de diversão, esporte e lazer, neste domingo (24/2), a programação do projeto, como sempre, estará recheada de atividades esportivas, brincadeiras infantis, trilhas, yoga, caminhadas e conscientização ambiental, proporcionando aos visitantes dos parques estaduais, Botânico e Cocó, depois de uma semana de muito trabalho, um dia de diversão para toda a família. Damião Leite Coelho que o diga, ele afirma que “ não dispensa” um domingo, no Cocó”.

O empresário que faz aula de yoga e slackline, considera estas práticas “muito mais” do que diversão, pois “trabalham” o corpo, a mente e o equilíbrio. “Isso é muito importante pra gente que vive em meio ao estresse do dia a dia”, disse. Ele também destaca “como é bom estar próximo” da natureza. “Considero uma divindade essa mata e o parque tão bem cuidado; todo domingo eu trago a minha família”, encerrou afirmando que a esposa pratica tirolesa e arvorismo. Pensado para um público mais radical, o arvorismo do Cocó conta com dez estações de ecoaventura.

Desde 2016, o VOP é realizado no Parque Estadual do Cocó, na Capital cearense. Em 2018, passou a ser mais uma atração nas manhãs de domingo do Botânico, unidade de conservação (UC) localizada no município de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Ao visitar pela primeira vez o Parque, José Edson, acompanhado de um filho adolescente, disse que a “experiência no foi ótima” e ele recomenda. “Para quem tem família, é um ambiente bom, tranquilo e seguro”, declarou.

Além das atividades previstas na programação do Viva o Parque – massoterapia, zumba, escalada fixa, pula-pula, trilhas guiadas e etc. – o visitante do Botânico pode se divertir no tradicional pedalinho do lago, no parquinho infantil, no orquidário, no meliponário e no Museu do Meio Ambiente. Segundo George Feijão, gestor da UC, tem diversão pra todo mundo. “Por meio de todas estas atividades o projeto também proporciona às crianças e aos adultos, além de diversão, educação ambiental e mais conhecimento sobre a conservação da natureza e a manutenção dos recursos naturais”, disse.

Sobre o Viva o Parque

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), o projeto Viva o Parque oferece aos cearenses a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas verdes públicas. Contempla as seguintes atividades esportivas, educacionais e recreativas: tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares e arvorismo. A entrada é gratuita; na SEMA, a gestão do projeto é responsabilidade da Coordenação de Biodiversidade (Cobio).

Serviço

Projeto Viva o Parque
Quando: 24 de fevereiro de 2018
– Parque Estadual do Cocó, na Avenida Padre Antônio Tomás s/n, Fortaleza.
Hora: de 7h às 12h
Contato: 3234.3574
– Parque Estadual Botânico, na Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.
Hora: 9h às 12h
Contato: 3368 – 9452