Em clima de folia, Porto Iracema recebe “Carnaval D’aquele Tempo” nesta quarta (27)

25 de fevereiro de 2019 - 10:34 # # # #

Porto Iracema das Artes - Assessoria de Comunicação

Ação faz referência aos bailes carnavalescos cearenses da década de 1950, incentivando o resgate da cultura local

Os carnavais de antigamente serão relembrados no Porto Iracema das Artes ao estilo de baile de máscaras e muita música popular no penúltimo dia deste mês. É o que promete o projeto artístico “Carnaval D’aquele Tempo”, que fará apresentação a partir das 11h30 do dia 27, trazendo para a Escola intervenções artísticas de personagens caracterizados à moda carnavalesca ao som de frevo, marchinhas, maxixes, polcas e choros, tudo com o objetivo de difundir, de forma lúdica, a música instrumental popular brasileira.

No repertório musical, serão lembrados nomes como Pixinguinha e Capiba, fazendo ainda um passeio pela guitarra baiana de Dodô e Osmar. O projeto pretende abranger também composições e arranjos de autores nordestinos, como do maestro cearense Manoel Ferreira, que fez escola em bandas musicais do Estado, e Zé Menezes, compositor e multi-instrumentista de renome nacional.

A folia também contará com intervenção de personagens dançantes, que trarão nostalgia para a atmosfera da festa, com a intenção de resgatar e difundir aspectos da cultura popular do carnaval a partir da referência dos bailes dos anos 1950.

O projeto “Carnaval D’aquele Tempo” é promovido pelo grupo Orquestra Típica e busca evidenciar no ciclo carnavalesco de Fortaleza a música instrumental a partir da experiência e pesquisa dos grupos Orquestra Popular do Nordeste (OPN) e Choro Grande Banda, ambos atuantes na cidade. A OPN, por exemplo, integrou a 5ª edição do Laboratório de Música do Porto Iracema, com um trabalho que buscou, sob a tutoria do arranjador, pianista e compositor André Mehmari, mesclar manifestações musicais eruditas e populares.

A proposta é que as ações da Orquestra Típica neste projeto sejam realizadas junto ao público, levando os participantes às ruas para se divertirem durante 90 minutos. Além do Porto Iracema, receberão apresentações o Theatro José de Alencar, o Passeio Público e o largo ao lado do Teatro São José, com programação inteiramente gratuita e aberta a todos os foliões interessados.

Sobre a Orquestra Típica

Orquestra Típica é um grupo de pesquisa e difusão da música instrumental popular brasileira por meio da criação de um contexto carnavalesco próprio dos anos 50. Atuantes desde de janeiro de 2018, a Orquestra Típica conta com a junção de dois grupos: a Orquestra Popular do Nordeste (OPN), dirigida pelo maestro e músico Pedro Madeira, e o Choro Grande Banda, regida pelo multi-instrumentista e mestre em música pela UnB Pablo Garcia. A primeira apresentação da Orquestra Típica, ocorrida em 2018, deu-se com a temática “Carnaval de Pixinguinha”, fazendo homenagem ao grande Pixinguinha, instrumentista e compositor de choros, maxixes, polcas e valsas.

Serviço

O que: Carnaval D’aquele Tempo no Porto Iracema das Artes
Quando: 27 de fevereiro, às 11h30
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO