Acaraú ganha areninha construída pelo Governo do Ceará

28 de fevereiro de 2019 - 09:10 # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Tiago Stille - Fotos

O projeto do Estado é construir aproximadamente 200 areninhas em todos os municípios cearenses

Com dois gols e um passe para outro. Foi assim, jogando uma partida de futebol, que o governador Camilo Santana inaugurou, ao lado do prefeito Alexandre Gomes, a areninha de Acaraú, município do Litoral Norte cearense. A primeira partida do equipamento aconteceu na noite desta quarta-feira (27). A obra custou R$ 1,6 milhão, sendo 80% do Tesouro Estadual e 20% de contrapartida da Prefeitura. Ao todo, o projeto do Governo do Ceará prevê cerca de 200 areninhas, entre tipo 1 e 2.

Camilo Santana aproveitou a oportunidade para destacar a importância do espaço para a comunidade em todas as faixas etárias. “Esse equipamento é uma parceria com a Prefeitura que eu não tenho dúvida que vai animar todo o bairro. Esse equipamento é o que há de mais moderno, com grama sintética, iluminado, com vestiário, e aqui é pra funcionar com escolinhas para crianças, jovens e pessoas de idade mais avançada para praticarem atividades esportivas aqui dentro”, destacou o governador.

A Areninha de Acaraú fica localizada no bairro Planalto Bailarina. O equipamento, construído pelo Estado, por meio da Secretaria de Política Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), ocupa uma área de 6.259,11 m², onde foram instalados gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, rampa de acesso para cadeirantes, paisagismo e pavimentação. O espaço tem capacidade de atender a 1.500 pessoas e serve como estímulo à população para a prática de atividades físicas em um espaço totalmente urbanizado e que incentiva a convivência e o lazer, promovendo a formação cidadã.

Mais oportunidade para a população

Estudante do 8° ano do ensino fundamental, Erisvaldo Rodrigues, 15, é morador do Planalto Bailarina e comemorou a construção do equipamento. Segundo ele, de agora em diante vai poder praticar um esporte com os amigos em um local adequado. “Antes tínhamos aqui nesse local um campo de terra que não era muito bom para jogar, mas agora temos vizinho à nossa casa um belo campo. Eu e meus amigos vamos aproveitar bastante este espaço para jogar futebol”, disse o adolescente.

A construção de areninhas tem mostrado que o papel do equipamento vai além da questão esportiva e de lazer, sendo importante também no quesito econômico. “Seu Bisó”, como é conhecido Francisco Benevides, 49, vende pipoca pelas ruas de Acaraú, mas, com a implantação da areninha em seu bairro, ele vai passar a trabalhar mais perto de casa. “Vou ficar vendendo agora aqui, perto da minha casa. O ambiente todo urbanizado ajuda a gente a ganhar um ‘dinheirinho’. Foi um empreendimento feito pelo Estado que só veio nos beneficiar, porque aqui vendo a água, a pipoca. Ficou muito bom”, ressaltou o ambulante.

Areninhas pelo Ceará

Há dois anos o Governo do Ceará vem implementando essa política pública de fomentar o lazer, hábitos saudáveis, práticas esportivas e integração social através da construção de areninhas em diversos municípios. O critério adotado para a escolha dos locais beneficiados leva em consideração a população de 15 a 29 anos da zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico de 2010. As obras são feitas em parceria com o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), responsável pelos projetos técnicos e acompanhamento das obras.

Mais investimentos

Durante a solenidade, o governador Camilo Santana comunicou à população que o Estado trará mais investimentos para o município e região. “Essa é a primeira de outras areninhas que vamos fazer também. Temos um padrão menor e vamos fazer em outro bairro da cidade. Em breve vamos começar a duplicação da estrada entre Acaraú e Itarema. Tem também a estrada do Preá com o Aranaú, que já está em licitação, e o desvio da cidade. Vocês têm meu compromisso”, informou o chefe do Executivo estadual.

Participaram da solenidade os secretários de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, das Cidades, Zezinho Albuquerque, e o executivo da SPS, Francisco Ibiapina, o deputado estadual Duquinha, alem de prefeitos e vereadores da região.

 

Ouça

O governador Camilo Santana aproveitou a oportunidade para destacar a importância do espaço para a comunidade em todas as faixas etárias.