Sefaz e SSPDS fecham parceria para combater sonegação de tributos no Ceará

28 de fevereiro de 2019 - 09:19 # # # #

Ascom Sefaz e SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria da Fazendo do Estado do Ceará (Sefaz) firmaram, nesta quarta-feira (27), na sede da Receita estadual, uma parceria para o compartilhamento de dados entre as duas pastas. O objetivo é traçar estratégias conjuntas de combate à sonegação fiscal. Estiveram presentes durante a iniciativa, o secretário da SSPDS, André Costa, e a secretária da Sefaz, Fernanda Pacobahyba. Também compareceram no encontro os chefes das vinculada da SSPDS – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança Pública; e auditores fiscais da Fazenda.

O titular da SSPDS, André Costa, aproveitou a ocasião para conhecer as instalações do Centro de Integrado de Informações e Operações Fiscais (Ciof), ainda em fase de estruturação. O Ciof será responsável pelo videomonitoramento da circulação de mercadorias nos 19 postos fiscais da Sefaz. Também estiveram na visita o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Alexandre Ávila; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Macêdo; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Luís Eduardo Holanda; e o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Juarez Gomes.

O secretário André Costa considerou positiva a cooperação mútua entre os dois órgãos para o enfrentamento ao crime organizado. “Sabemos que as organizações criminosas precisam de negócios lícitos para a lavagem de dinheiro. E essa integração com a Sefaz, respeitado o sigilo fiscal e as limitações constitucionais, é fundamental para ajudar no nosso trabalho e melhorar a arrecadação do Estado”, disse o titular da SSPDS.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, disse que a aproximação entre a Sefaz e a SSPDS é muito importante para o desenvolvimento de operações conjuntas que reduzam a evasão fiscal. “A troca de informações possibilitará uma ação coordenada para combater a sonegação e o crime organizado, irmãos gêmeos em uma sociedade complexa. Ainda mais quando se fala em uma construção compartilhada de sistemas de controle e acompanhamento”, finalizou.