Moradores de Quixeré comemoram urbanização de lagoa e entrega da areninha

9 de março de 2019 - 10:29 # # # #

Antônio Cardoso - Comunicação institucional
Marcos Studart - Fotos

Governador Camilo Santana inaugurou a nova Lagoa do Pontal e a areninha do município. Mais esporte e lazer para a população de Quixeré

“Ganhar de uma só vez uma área urbanizada ao lado da lagoa e uma areninha pra jogar futebol é demais, não dá nem para acreditar”. Assim definiu a dona de casa Hélia Filgueira, uma das centenas de pessoas que participaram da noite de festa que foi essa sexta-feira (8) para os moradores do município de Quixeré, no Vale do Jaguaribe.

O governador Camilo Santana esteve no município fazendo a entrega da Areninha Raimundo Renault de Sousa e da obra de urbanização da Lagoa do Pontal. Como faz sempre que inaugura os equipamentos esportivos, Camilo calçou a chuteira e entrou em campo ao lado de autoridades da região jaguaribana. No fim da partida, o time do governador ganhou pelo placar de 2 a 0.

 

Antes de chegar à lagoa o governador sobrevoou o equipamento e de cima pode constatar a grandiosidade da obra. “Eu vim dar a ordem de serviço dessa praça e hoje estou entregando esse espaço que deve dar orgulho a cada um de vocês de Quixeré. Poucas obras são tão belíssimas como essa”, avaliou o governador. “Tudo o que puder eu farei para o bem de todos os cearenses”, assegurou. “As areninhas, por exemplo, são ótimas ferramentas para a descoberta de talentos no futebol. Essa é uma política em todo o Estado do Ceará”.

Requalificação

Antecedendo ao corte da fita de inauguração da areninha o governador Camilo Santana descerrou a placa marcando que estava inaugurada a urbanização da lagoa. Financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimentos (BID) com contrapartida do Governo do Ceará, a obra recebeu investimento total de R$ 5.502.713,23, e foi executada pela Secretaria das Cidades, através do Programa de Desenvolvimento de Polos Regionais – Vales do Acaraú e Jaguaribe; e pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE).

Para o momento, segundo o prefeito Francisco Bessa, só caberia agradecimento. Ele ressaltou a grande quantidade de obras que o Governo do Estado tem entregue em todos os municípios. “Essa Praça hoje é cartão postal não só de Quixeré, mas de toda a região Jaguaruana. Somos muito gratos ao (governador) Camilo Santana por tudo o que ele vem fazendo em Quixeré e por todo o Estado”. O investimento, de acordo com o prefeito de Quixeré, tem sido percebido além das divisas do Ceará. “Costumo visitar outros estados e me impressiona a quantidade de prefeito que fala que aqui nós fazemos a diferença”, contou Bessa.

Horas antes da inauguração já era grande o movimento de famílias que aproveitaram “o sol esfriar” para passear com crianças ou deixar o exercício físico em dia. Já a noite, nem a chuva tirou a alegria e o entusiasmo de quem lotava a praça. O espaço conta, agora, com playground, ciclovia, passeio, quadra poliesportiva, mirante, rampa de skate, academia ao ar livre, campo de futebol e vôlei de areia, praças e bicicletário. Estacionamento, iluminação, pavimentação de vias, mobiliário urbano, paisagismo e sinalização também estão no pacote.

A dona de casa Lucilene Brito chamou a irmã Maria Walkiria e o filho Lorran Ygor, de oito anos, para conferirem de perto como ficou o espaço urbanizado. “Eu faço funcional três vezes por semana aqui na beira da lagoa. Agora vai ficar até mais fácil”, comemorou Lucilene. “Atualmente eu moro em Salvador e fiquei muito contente quando soube que aqui passaria por essa mudança. Hoje, visitando minha família tive o prazer de ver de perto a maravilha que ficou a lagoa”, disse Walkiria.

Além de requalificar e urbanizar a área, recuperando e preservando a paisagem natural, a meta da urbanização é garantir aos moradores da área espaços adequados para a prática de esporte e lazer.

Areninha

Antes de ser dado o pontapé inicial na areninha, Josué e Rian já estavam grudados ao alambrado, ansiosos para entrarem em campo. Foi só a partida de abertura encerrar que eles correram para o gramado. “Agora a gente não precisa ficar se arriscando a ser atropelado jogando na rua”, comemorou Rian. “Nem machucar o pé jogando nas pedras. A gente vai correr da escola direto pra cá”, completou Josué.

Como política de Estado determinada pelo governador Camilo Santana, todos os municípios cearenses terão pelo menos uma areninha. Até o momento, o Estado tem 226 areninhas inauguradas, em construção ou em licitação. Além dessas, dezenas de outras areninhas foram construídas em Fortaleza em parceria com a prefeitura.

Inclusão social

Em Quixeré, conforme explica o secretário estadual de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, a areninha faz parte de uma proposta ainda mais rica. “É uma área onde a lagoa foi totalmente urbanizada e vai oferecer à comunidade além da prática da caminhada, atividades esportivas dentro da areninha e na quadra poliesportiva. É uma inclusão social de extrema importância para tirar os jovens, crianças e adolescentes das ruas”.

A mais nova areninha do Estado tem 1.200 m². Construído em terreno cedido pela prefeitura de Quixeré, o equipamento recebeu investimento de R$ 280.367,87.

O secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, ressaltou o investimento feito na urbanização e se colocou à disposição do município para que sejam levados mais benefícios para Quixeré. “É com muito orgulho que ouvimos diversos elogios pelo que estamos fazendo no Estado. A orientação do governador é investirmos nas cidades porque é nelas onde as pessoas moram”.

Participaram das inaugurações o deputado federal Mauro Filho, e deputados estaduais Aderlânia Noronha, Antônio Granja e Leonardo Pinheiro, além de prefeitos da região.

 

Ouça

O governador Camilo Santana esteve no município fazendo a entrega da Areninha Raimundo Renault de Sousa e da obra de urbanização da Lagoa do Pontal.

O secretário estadual de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, explica que a areninha de Quixeré faz parte de uma proposta ainda mais rica.

O secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, ressaltou o investimento feito na urbanização e se colocou à disposição do município para que sejam levados mais benefícios para Quixeré.