Mais de 200 pessoas são capacitados nos municípios de Apuiarés e Caridade

13 de março de 2019 - 14:25 # # # # # #

SPS - Assessoria de Comunicação

Os jovens foram qualificados através dos Projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades

A Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) forma mais 204 profissionais em Apuiarés e Caridade. Os jovens foram qualificados por meio dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades. A certificação ocorre nesta quinta-feira (14), às 16h, em Apuiarés, e às 19h, em Caridade. O secretário-executivo de Proteção Social, Francisco Ibiapina, participa da certificação no município de Caridade, onde também entrega 14 kits de trabalho.

Em Apuiarés, foram 40 jovens participaram do curso de Costureiro, dentro do projeto Criando Oportunidades. Outros 164 foram capacitados em Caridade, sendo 48 nos cursos de Assistente Administrativo e Maquiagem, através do Primeiro Passo (linha bolsista), e outros 116 nos cursos de Confeiteiro, Masseiro, Assistente Administrativo, Mecânica de Motos e Costura, através do Criando Oportunidades.

“Estes projetos estão mudando efetivamente a vida dos nossos jovens. São meninos e meninas oriundos de escolas públicas que agora podem traçar um futuro diferente. Nosso objetivo é oportunizá-los com primeiro emprego estágio, e principalmente, a possibilidade de descobrir uma carreira”, ressalta Ibiapina, Em 2018, foram capacitados 23.100 jovens com o Primeiro Passo e Criando Oportunidades.

Projetos

O Primeiro Passo qualifica adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade social. O projeto atua em três linhas de ação: Aprendiz, Bolsista e Estagiário. A linha Jovem Bolsista atende jovens de 15 a 29 anos, estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental e Médio ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem bolsa, fardamento, lanche e material didático. Os cursos têm duração de três meses.

O Criando Oportunidades prioriza mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.

Serviço

14 de março (quinta-feira)

• Apuiarés

→ 16h – Câmara Municipal – Rua Luiz Carneiro de Azevedo, s/n, Centro

Projeto Criando Oportunidades: 40 formandos do curso de costureiro

• Caridade

→ 19h – Câmara Municipal – Av. Coronel Francisco Linhares, s/n , Centro

Projeto Primeiro Passo: 48 formandos dos cursos de Assistente Administrativo e Maquiagem.

Projeto Criando Oportunidades: 116 formandos dos cursos de Confeiteiro, Masseiro, Assistente Administrativo, Mecânica de Motos e Costura.