Roda de conversa debate situação de violência contra a mulher

22 de março de 2019 - 12:10 # # #

Ascom Sesa

O combate à violência contra a mulher é uma luta diária no Brasil. Para dar o devido suporte e atendimento às mulheres, o Governo do Ceará vem fortalecendo sua rede de enfrentamento a esse tipo de violência. Na quinta-feira, 28, a Secretaria da Saúde do Estado realizará a Roda de conversa: Atenção integral às mulheres em situação de violência, das 8 às 12 horas, no Auditório da Casa da Mulher Brasileira.

A roda de conversa será para profissionais que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais públicos e conveniados, policlínicas regionais e SAMU. Para participar, o profissional tem que fazer a inscrição (clique aqui). Alusivo ao mês da mulher, o evento será em parceria com a Casa da Mulher Brasileira e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos.

De acordo com Marley Carvalho, assessora da técnica do Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança (Nusmac/ Sesa), o intuito é sensibilizar os profissionais de saúde das unidades de referência do Estado do Ceará para a construção conjunta da rede de atenção integral e humanizada às mulheres em situação de violência.

“A violência contra a mulher é um problema social que impacta significativamente no modo de viver, adoecer e morrer dessas mulheres. A criação da Casa da Mulher Brasileira é uma importante iniciativa do governo estadual e reúne no seu espaço todos os serviços especializados que garante uma metodologia unificada nas políticas de enfrentamento e diminuindo as peregrinações das mulheres pelos serviços”, destaca.

A Casa da Mulher Brasileira começou a funcionar em junho de 2018 e realizou 11 mil atendimentos de mulheres em situação de violência até março de 2019. A violência contra a mulher traz diversas repercussões negativas para a saúde das mulheres, estando associadas a maiores índices de abuso de drogas, álcool, danos à saúde sexual reprodutiva, incluindo tentativas de suicídio, gravidez indesejada e aborto inseguro.

A roda de conversa é uma das iniciativas para construção da rede de atenção integral as mulheres de situação de violência no Ceará. “A saúde se encontra numa posição vantajosa para esse cuidado tanto na questão de acolhimento, na detecção dos casos, como no tratamento de acordo com os tipos de violência, dando segmento na linha de cuidado de atenção integral à mulher”, afirma Marley.

Serviço

Roda de conversa: Atenção integral às mulheres em situação de violência
Data: 28 de março (quinta-feira)
Hora: 8 às 12 horas
Local: Auditório da Casa da Mulher Brasileira – Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa, Couto Fernandes, Fortaleza