Sesa capacita coordenadores de endemias em controle de escorpiões

1 de abril de 2019 - 16:16 # # #

Ascom Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará realiza a partir desta segunda, 1º, até sexta-feira, 5 de abril, a II Capacitação sobre Controle, Manejo e Identificação de Escorpiões. O curso é para os coordenadores de endemias e laboratoristas da rede de entomologia das 22ª Coordenadorias Regionais de Saúde. O evento é uma parceria com o Ministério da Saúde e a Escola de Saúde Pública do Ceará.

“Essa capacitação em vigilância e na identificação de escorpiões de importância médica é fundamental neste momento, tendo em vista que nos últimos dois anos, em 2017 e 2018, 70% dos acidentes registrados por animais peçonhentos foram atribuídos à picada de escorpião”, diz Ricristhi Gonçalves, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores da Sesa.

Neste ano, o Ceará registrou 1.770 acidentes por animais peçonhentos até 23 de março, sendo 1.111 por picadas de escorpião. Em 2018, foram 7.161 acidentes com animais peçonhentos. Desse total, 5.090 ocorreram por picadas de escorpião.

“As pessoas precisam entender melhor como a vigilância ocorre, como é a forma e capturas dos escorpiões, identificação, o registro da informação e o envio dessa informação, para que entendamos bem como está o perfil desse acidente no Ceará. A vigilância dos acidentes atribuídos aos escorpiões e na identificação tem melhorado bastante em todas as Coordenadorias Regionais de Saúde nos municípios”, ressalta Ricristhi.

Cuidados

No período das chuvas, os escorpiões aparecem com mais frequência e procuram lugares para se abrigarem dentro das residências. A proliferação desse animal peçonhento é maior onde tem baratas, pois são alimento para os escorpiões.

É importante manter o local sempre limpo e arejado. O escorpião pode entrar nas residências através de tubulações para fiação e encanamentos de esgoto. Frestas em paredes, portas e janelas também facilitam a entrada dele nas casas.

Em caso de picada de escorpião, é necessário a pessoa lavar o local da picada com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente. Enquanto chega ao pronto-socorro, a vítima precisa ficar em posição de repouso e com o membro que foi picado para cima.