Cagece alerta sobre os riscos das águas de chuva nas redes de esgoto

4 de abril de 2019 - 15:22 # # # # #

Ascom Cagece

Para evitar prejuízos decorrentes das constantes chuvas que têm marcado os últimos dias em Fortaleza e Região Metropolitana, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta que os cuidados com a rede de esgoto sejam redobrados. O alerta é para todos e a participação da população é fundamental nessa força-tarefa. A recomendação principal é não destinar águas pluviais (de chuvas) e nem resíduos sólidos às redes coletoras, como forma de evitar ocorrências de extravasamentos e obstruções nas redes das ruas.

Em nenhuma ocasião, os cidadãos devem levantar a tampa do poço de visita da Cagece, localizada nas vias, para deixar escoar água de chuva ou lixo para a tubulação. Prática inadequada também, a destinação de água pluviais de dentro dos imóveis para a rede de esgoto pode causar prejuízos ao bom funcionamento de todo o sistema.

Uma dica importante para os cidadãos é verificar se as tubulações de água pluviais dos imóveis encontram-se interligadas à rede de drenagem. Para isso, basta observar se a água escoada da chuva, está saindo na rua. Já água do banho, pia ou descarga, ao contrário, deve passar pela caixa de inspeção da Cagece.

Cabe lembrar que essas práticas inadequadas também são consideradas infrações, passíveis de multa, conforme artigo 115 da resolução n° 02/2006 da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor). O valor da multa varia de R$ 190,40 para residencial social, a R$ 4.075,20, para industrial.

Saiba mais

É importante lembrar que rede de esgoto e rede de drenagem possuem funções distintas. A rede coletora da Cagece é aquela cuja tampa do poço de visita tem formato redondo e marca da companhia. Ela é responsável por recolher o esgoto das residências e direcioná-lo para o tratamento adequado. Já a rede de drenagem, popularmente conhecida como boca de lobo ou bueiro, é de responsabilidade das prefeituras municipais. Esse sistema deve ser utilizado apenas para escoamento de água de chuva.

Dicas importantes

-Não levantar a tampa dos poços de visita
-Não direcionar areia para a tubulação de esgoto
-Não direcionar água de chuva no sistema de esgotamento sanitário
-Verificar se a destinação do esgoto e das águas pluviais dentro dos imóveis está sendo realizada de forma correta;
-Não jogar lixo na rua e nem na rede de esgoto
-Não jogar restos de comida e óleo na pia