Unidades de saúde de Sobral recebem visita de equipe da Sesa

5 de abril de 2019 - 11:29 # # #

Ascom Sesa

O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, visitou o Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, e outras unidades de saúde da macrorregião de Sobral nesta quinta-feira, 4 de abril. O secretário também visitou a policlínica, um posto de saúde e as obras da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no município.

“O estado do Ceará é dividido em cinco macrorregiões. Cada macrorregião deve funcionar tendo como referência para a mais alta complexidade o Hospital Regional. Buscamos a expansão dos serviços distribuídos nessas macrorregiões e que tenhamos hospitais de alta complexidade, mas também possamos fortalecer a média complexidade”, ressalta Dr. Cabeto.

O secretário da Saúde estava acompanhado do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e do secretário municipal de Saúde, Gerardo Cristino. Também estiveram em Sobral o superintendente da Rede de Apoio à Gestão da Rede de Unidades de Saúde (SRU) Ernani Ximenes, e o responsável pela Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), Cláudio Frota, ambos da Sesa, além do presidente do ISGH, Flávio Deleufeu, da titular da Coordenadoria Regional de Saúde de Sobral, Mônica Lima, e do diretor-geral do HRN, Daniel Hardy.

Durante a visita, o secretário da saúde do Ceará disse que o objetivo foi fazer um estudo de qualificação dos profissionais, além de discutir sobre a infra-estrutura física e tecnológica da Macrorregião Norte. “Sobral tem um exemplo muito bom dentro do sistema de saúde no Ceará. Está no caminho que a gente considera adequado. O que estamos vendo aqui é resultado de vários anos de trabalho”, disse.

A policlínica regional de Sobral, visitada pelos gestores, é uma das 19 em funcionamento no Ceará. O equipamento que garante atendimento em 13 especialidades médicas e exames realizou 53.567 atendimentos em 2018. Na policlínica de Sobral, os pacientes têm acesso a oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, endocrinologia, angiologia e neurologia, com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social.

Regionalização

O Ceará é pioneiro no processo de regionalização da Saúde, que começou a ser discutido no estado principalmente a partir da Constituição de 1988. Em nível nacional, o processo de descentralização da saúde, que transferiu para estados e municípios um conjunto de recursos para a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), foi consolidado a partir de 2001.

Os princípios e diretrizes do SUS, dispostos na Constituição Federal e na Lei nº 8.080 de 19 de setembro de 1990, estabelecem que a gestão do SUS seja fundamentada na distribuição de competências entre a União, os estados e os municípios. Assim, cabe às três esferas de governo (municípios, Estado e União), de maneira conjunta, definir mecanismos de controle e avaliação dos serviços de saúde, definir políticas de recursos humanos, realizar o planejamento de curto e médio prazo e promover a articulação de políticas de saúde.

Atualmente, a rede própria do Governo do Ceará conta com 11 hospitais. Dentre eles, há três regionais em funcionamento, o que permite que a população do interior receba assistência de alta complexidade mais perto de casa. O Hospital Regional Norte, em Sobral, está em funcionamento desde 2013. Em 2018, a unidade realizou 12.250 internações, 9.001 cirurgias e 9.886 atendimentos na emergência. O Hospital Regional do Cariri (HRC) foi inaugurado em 2011 em Juazeiro do Norte e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em 2016. Antes, o Ceará concentrava toda a atenção especializada em Fortaleza.