CGE divulga resultado de Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2018

9 de abril de 2019 - 17:11 # # #

A Avaliação de Desempenho visa identificar e aferir as ações e resultados da atuação de cada órgão e entidade do Poder Executivo Estadual

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) divulga o resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias do Estado referente ao ano de 2018. A avaliação visa identificar e aferir as ações e resultados da atuação das 60 ouvidorias do Poder Executivo Estadual, considerando as variáveis, metas e indicadores associados às ações desenvolvidas pelas ouvidorias setoriais durante o ano.

A partir dos dados coletados e analisados na plataforma Ceará Transparente e das informações extraídas dos relatórios periódicos das ouvidorias setoriais e dos relatórios de visitas técnicas às setoriais, foi possível consolidar o resultado final da avaliação.

Critérios adotados nas variáveis

Foram consideradas variáveis analisadas para avaliação: resolubilidade das demandas, pontualidade no envio do relatório, infraestrutura da ouvidoria setorial, equipe da ouvidoria setorial e ações inovadoras de ouvidoria.

Classificação das ouvidorias setoriais

Considerando o volume de manifestações recebidas no ano de 2018, as Ouvidorias Setoriais foram divididas de acordo com o número de manifestações registradas no ano. As ouvidorias setoriais que receberam até 300 manifestações no ano pertencem ao Tipo 1, as que receberam entre 301 e 1000 manifestações/ano pertencem ao Tipo 2 e, por fim, as ouvidorias do Tipo 3, com registros acima de 1000 manifestações/ano.

Resultado da Avaliação de 2018

Com as notas consolidadas, o resultado da Avaliação das ouvidorias no Tipo 1 apontou a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) em primeiro lugar, com nota máxima em todos os quesitos avaliados. Na categoria Tipo 2, a ouvidoria mais bem colocada foi a da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) com nota 9,236. Já entre as setoriais de Tipo 3, a ouvidoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) obteve o primeiro lugar na categoria, com nota 9,400. Vale lembra que a pontuação que determina as setoriais por desempenho vai de 0 a 10.

O resultado, porém, cabe recurso, por isso, as setoriais podem solicitar revisão das notas no prazo de cinco dias, contados a partir da divulgação das notas. A escolha das ouvidorias com melhor atuação na Avaliação de Desempenho 2018 é levada em consideração para a escolha dos homenageados do evento do Dia do Ouvidor, a ser realizado este mês.

Rede Estadual de Ouvidoria

A CGE coordena o trabalho das 61 ouvidorias setoriais do Poder Executivo Estadual que formam a Rede Estadual de Ouvidorias, que cumpre um papel fundamental na intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados pelo Estado. Por meio da Coordenadoria de Ouvidoria, a CGE também age no monitoramento do prazo de entrega das respostas dos órgãos ao cidadão e na qualidade de conteúdo enviado ao solicitante.

Confira a portaria com o resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual.

 

 

Ouça

O coordenador de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes, fala sobre os critérios utilizados para a avaliação.

Para Jean Lopes a avaliação divulgada pela CGE serve como estímulo aos órgãos públicos a melhorar os resultados e os critérios de avaliação.