Trairi recebe unidade do Raio e sistema de videomonitoramento neste sábado (13)

12 de abril de 2019 - 10:19

Mais um município com mais de 50 mil habitantes vai ganhar uma unidade da Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e passará também a integrar o sistema de videomonitoramento do Estado. Trairi, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, passa a contar com os equipamentos, a partir deste sábado (13), como parte do cronograma de expansão do sistema de videomonitoramento e interiorização de forças especiais em todo o território cearense. O município é o 42º do Interior a receber o efetivo do CPRaio e integra a lista das 44 cidades do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza com o sistema de câmeras integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.

Com efetivo de 37 policiais militares, o Raio de Trairi terá uma viatura e 16 motocicletas equipadas para dar suporte à atuação dos profissionais pelas principais vias do município. A chegada de mais uma base do Raio no interior eleva o número de profissionais a serviço do CPRaio no Estado e a amplia a cobertura de policiamento na cidade. Ao todo, 2.387 policiais militares fazem parte do Raio nos 43 municípios onde a unidade está instalada, incluindo a cidade de Fortaleza. O treinamento de um raiano inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outras disciplinas que preparam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Para complementar a atuação do Raio em Trairi, chega também o sistema de videomonitoramento. São 17 equipamentos de captura de imagens instalados em pontos estratégicos do município e integrados à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. As câmeras de alta performance são capazes de realizar giros de 360 graus, com visão noturna, além de identificar veículos furtados e roubados através da leitura de placas. O sistema de videomonitoramento do Estado está em 44 municípios do Interior. As imagens geradas pelos equipamentos são integradas às câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Prefeitura de Fortaleza.

O trabalho de integração entre o sistema de segurança do Estado e a tecnologia aplicada ao videomonitoramento têm resultado diariamente na elucidação de roubos e prisões de suspeitos por roubo, furto e receptação de veículos. Juntos, a leitura de placas viabilizada pelo Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia) e a habilidade dos raianos nas ruas contribuem para dar mais agilidade às abordagem das composições da Polícia Militar, resultando em mais prisões e apreensões.

Raio no Interior

A interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira e Viçosa do Ceará. Agora as cidades com população acima dos 30 mil moradores também irão receber os equipamentos.

Serviço

Raio e videomonitoramento em Trairi

Data: 13 de abril de 2018 (sábado)

Horário: 9 horas

Local: Rua Campo de Aviação, s/n – Bairro: Serrinha