Areninha de Itapajé garante oportunidade para a formação de novos talentos para o futebol

14 de abril de 2019 - 09:22 # # # # #

Lúcio Filho - Texto
Tiago Stille - Fotos

A noite cai e o vento que sopra do pé da serra deixa o clima agradável e bastante propício para se jogar futebol. Foi com este clima que se iniciou a solenidade de inauguração da Areninha de Itapajé, que leva o nome do radialista e desportista Sebastião Neto.

Desde cedo a comunidade do bairro Ferro e do entorno aguardavam com expectativa a abertura oficial da nova praça esportiva da cidade, localizada às margens da BR-222. Antigamente, a Areninha era conhecida como o campo de várzea do Serra Dourada.

Construída em parceria entre o Governo do Ceará e o município, o equipamento contou com investimento de R$ 1.739.146,53, sendo 80% de responsabilidade do Estado e 20% de contrapartida do município. Possui uma área total de 3.576,29 m², em um espaço cuja urbanização ficou a cargo do município.

“É um equipamento com o que há de mais moderno, gramado sintético padrão FIFA, com iluminação e a ideia é funcionar escolinha de futebol gratuita para a juventude do município e estamos levando as Areninhas para todos os municípios cearenses como forma de prevenir a violência e oferecer oportunidades para a nossa juventude”, afirmou o governador Camilo Santana.

Nos últimos dois anos, o Governo do Ceará já inaugurou 25 areninhas Tipo 1 nos municípios do Crato, Camocim, Cascavel, Caucaia, Pacatuba, Russas, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Maranguape, Limoeiro do Norte, Sobral, Crateús, Maracanaú, Itaitinga, Aracati (sede e Canoa Quebrada), Morada Nova, Canindé, Tianguá, Eusébio, Brejo Santo, Aquiraz, Acaraú, Itapipoca e Pacajus. Outras 12 estão em construção e mais 13 em processo licitatório.

O prefeito de Itapejé, Dimas Cruz, agradeceu a parceira com o Governo do Ceará, que viabilizou a construção do equipamento. “Imaginem vocês, a alegria da nossa juventude em poder contar com um equipamento moderno e que vai oferecer oportunidade de lazer para tantas gerações diferentes aqui do município de Itapajé”, comemorou.

Filho do homenageado, o ex-prefeito de Itapajé, Kelsey Forte, agradeceu, emocionado, o reconhecimento ao pai. “Onde ele está, neste momento, meu pai está muito feliz. Ele fez muito esporte de Itapajé, no rádio e na vida e agora estamos muito felizes com este reconhecimento”.

Formação de novos talentos

Edilson Pinto de Souza mora vizinho à nova Areninha há 46 anos. Edison foi atleta da equipe de Itapajé que disputou vários campeonatos pelo município, inclusive o torneio intermunicipal de Clubes. Amante do futebol, quer aproveitar a nova Areninha para poder continuar ensinando as novas gerações. “Um dos meus sonhos era morar à beira de um campo de futebol e agora estou aqui, realizando este sonho. Vamos colocar esta Areninha para funcionar para descobrir novos talentos, tem muito garoto bom de bola aqui, vamos colocar esses meninos para jogar”, comemorou.

O garoto Marcos Paulo, de 10 anos, não escondia a ansiedade em correr atrás da bola na nova Areninha. Os olhos do jovem atacante brilhavam tanto quanto os refletores do equipamento. Admirador do atacante brasileiro Roberto Firmino, o jovem espera seguir os passos do ídolo. “Agora é treinar, já tenho onde. Um lugar que temos cuidar com carinho e jogar bola, muita bola”.

 

Ouça

O governador Camilo Santana, que entregou o equipamento acompanhado do prefeito Dimas Cruz, defende o equipamento como um instrumento de prática de esporte e socialização.

O prefeito de Itapejé, Dimas Cruz, agradeceu a parceira com o Governo do Ceará, que viabilizou a construção do equipamento.

Filho do homenageado, o ex-prefeito de Itapajé, Kelsey Forte, agradeceu, emocionado, o reconhecimento ao pai.

Edilson Pinto de Souza, morador e vizinho do campo onde foi instalada a nova areninha há 46 anos, foi atleta da equipe de Itapajé e disputou vários campeonatos pelo município. Amante do futebol, ele quer aproveitar a nova areninha para poder continuar ensinando as novas gerações.