Estudo do Ipece analisa resultados do PforR Ceará

22 de abril de 2019 - 16:38 # # #

“Projeto PforR: Contribuições, lições aprendidas e melhores práticas” é o título do Ipece/Informe nº 148, de abril de 2019, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Elaborado pela equipe técnica da Unidade de Gerenciamento do Projeto PforR (UGP), sob a coordenação de Viviane Ramos Costa, o trabalho faz uma breve análise das contribuições, lições aprendidas e melhores práticas do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental (PforR Ceará). O acordo de empréstimo assinado em dezembro de 2013 entre o Banco Mundial e o Governo do Ceará teve vigência de cinco anos e foi concluído em janeiro de 2019.

A proposta do Projeto PforR Ceará, de acordo com o documento, foi continuar avançando nos principais indicadores sociais do SWAp I e II, operações com o Banco Mundial que antecederam o PforR, para consolidar conquistas já alcançadas pelo Estado, incorporando, ao mesmo tempo, a preocupação do Governo do Ceará com o meio ambiente e com a redução das desigualdades socioeconômicas. O estudo constata que o impacto desses projetos não se dá somente pelo alcance das metas acordadas, que em última instância garantem o recebimento dos recursos, mas também na melhoria do desempenho operacional das Setoriais que propiciam mudanças institucionais positivas na gestão pública do estado do Ceará.

Composto por 40 páginas, o Ipece/Informe 148 está assim dividido: Introdução; Metodologia do PforR; Objetivo; Principais Características; Boas Práticas do Projeto PforR; Acompanhamento na Implementação do Projeto; Experiência Adquirida no Projeto – Lições Aprendidas; Objetivo Versus Resultados Alcançados no Projeto; Considerações Gerais e pelos apêndices: Indicadores e Resultados; Programas Elegíveis e Resultados e Llista dos Projetos de Assistência Técnica PforR.

Acesse aqui o IPECE INFORME 148