Uece diploma 694 Mestres e Doutores

23 de abril de 2019 - 17:30 # # #

Ascom Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza nesta quarta-feira, 24 de abril, Colação de Grau de Mestre e Outorga do Título de Doutor. A cerimônia acontece às 18h30, no Palatium Buffet, localizado na Avenida Hermínio de Castro, 175, Cidade dos Funcionários. O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).

A mesa principal dos trabalhos será presidida pelo reitor Jackson Sampaio, que estará acompanhado do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Meyre Araujo; e do representante dos docentes, Marcial Porto Fernandes.

Os 694 diplomandos, 580 são Mestres e 114 Doutores, oriundos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Centro de Humanidades (CH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Educação (CED), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Faculdade Veterinária (FAVET), do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/Limoeiro do Norte) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/Quixadá).

Para o reitor Jackson Sampaio, que preside a solenidade, “hoje temos na universidade, uma nova estrutura acadêmica por excelência”. Jackson Sampaio enfatiza ainda, que a Uece, nos seus 44 anos de existência, vem formando profissionais para o mercado de trabalho, destacando-se como uma universidade de inclusão social, popular, e pioneira no ensino superior no Interior do Estado do Ceará. A Uece vem mostrando toda a sua força na formação de professores universitários, de pesquisadores, de intelectuais críticos, capazes de produzir conhecimento.

A cerimônia terá como oradora discente, concludente do curso do Doutorado em Lingüística Aplicada, Maria Eduarda Gonçalves Peixoto e como orador docente, Marcial Porto Fernandes, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.

Os participantes serão saudados com apresentação musical do Quinteto de Sopro, Alberto Nepomuceno da Uece, dirigido pelo professor Eriberto Porto.

A partir de 1979, com o Lato Sensu, e de 1992, com o Stricto Sensu, verticalizou sua capacidade, passando a oferecer pós-graduação, organizada em cursos e programas de aperfeiçoamento, especialização, mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado.  Em 27 anos de pós-graduação Stricto Sensu, a Uece já formou 5.210 mestres e 628 Doutores. Hoje, figuram nas relações de oferta 42 cursos de Lato Sensu nas modalidades presencial e a distância com 1.438 alunos e 44 cursos de Stricto Sensu, com 2.040 estudantes, somando 3.478 discentes de pós-graduação.