Coema adia votação do reúso de água na suinocultura

3 de maio de 2019 - 09:49 # # # # #

Ascom Semace

A votação da resolução que disciplina o reúso de água na suinocultura para fins agrícolas e florestais foi adiada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (2), depois que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) pediram vistas à proposta.

O pedido foi motivado por “dúvidas” relacionadas à aplicação do termo reúso de água e às regras de monitoramento e controle da proporção de metais pesados no solo das áreas impactadas. A proposta de resolução será votada na próxima reunião do Coema, no dia 6 de junho.

Até lá, os pontos questionados serão esclarecidos pelo grupo de trabalho que elaborou a proposta. O GT formado por representantes da Sema, Semace, Ibama, UFC, Uece, Faec, Embrapa e Associação dos Suinocultores realizou seis encontros técnicos, antes de apresentar a minuta.

Foram consideradas a legislação vigente, como a Resolução Coema nº 02/2017, e as normas em prática no estado de Santa Catarina, líder na produção e desenvolvimento tecnológico da suinocultura. Agora, integrantes do Coema também poderão aportar sugestões ao texto.

Opinião

“No Coema, estamos sempre buscando o consenso, por isso vamos trazer a proposta novamente à discussão, na próxima reunião. Se não houver consenso, a maioria vai decidir o que é melhor para o estado do Ceará”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e presidente do Coema, Artur Bruno.

“É um avanço muito importante. Tendo uma resolução que a gente possa seguir, o nosso norte fica mais claro, a gente fica legalizado e isso nos impulsiona a crescer, dar emprego, renda e fazer o que é importante para a economia do estado”, afirmou o suinocultor integrante do GT, João Jorge Reis.

“A resolução representará um avanço na economia de água, que é primordial para o estado, e no aproveitamento eficiente de fertilizantes orgânicos, que são ricos em nutrientes e garantem uma boa adubação das propriedades”, afirmou o representante da Sema no GT, Kelvin Pinheiro.