Hospital César Cals promove ações contra infecção hospitalar na terça (7)

6 de maio de 2019 - 11:21 # # #

Hospital César Cals - Assessoria de Comunicação


O mês de maio concentra dois dias voltados para o combate a Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (IRAS). No domingo, 5, foi o Dia Mundial de Higienização das Mãos e, na quarta-feira, 15, é o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar. Voltada para a conscientização dos profissionais que atuam nesta área e também pacientes e acompanhantes, o Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, realiza programação especial, na terça-feira, 7, de 8h às 12h, no jardim interno do HGCC.

O evento, organizado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), tem o objetivo de sensibilizar os profissionais da assistência em saúde e acompanhantes para reforçar a prática de lavagem das mãos. “Nós precisamos constantemente lembrar e conscientizar sobre a higienização correta das mãos e evitar ao máximo o contato de maneira equivocada para prevenir infecções”, explica o médico José Eduilton Girão.

Ele destaca que muitas ações devem ser adotadas como a prevenção de contato, prevenção de isolamento e a correta higienização das mãos. Também o acompanhante e até mesmo os pacientes devem ser conscientizados sobre algumas práticas, como a prevenção de contato, para evitar a transmissão de infecções. A ação é simples e rápida e ainda salva vidas. “Concentramos nossos esforços na prevenção que começa com a higienização das mãos antes e depois do contato com o paciente”, reforça o médico.

Na programação, quatro estações educativas, divididas por temas, vão abordar principais orientações sobre a lavagem das mãos. Serão utilizados o jogo de dados de perguntas e respostas para acompanhantes; as caixas para o adorno zero, uma conscientização sobre o uso de acessórios no ambiente hospitalar; panfletagem, com distribuição de folhetos explicativos e orientações aos profissionais, acompanhantes e visitantes; e, por fim, o uso da caixa pedagógica, que identifica a correta maneira de higienização das mãos.

Toda a programação será realizada com a coordenação e orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e contará com a participação de 40 alunos de curso de enfermagem do Centro Universitário Unifanor/Wyden. Como hospital de ensino, o HGCC busca sempre aliar o estudo com a prática para desenvolver e favorecer a formação nas mais diversas áreas da saúde.