Horto do Espaço Viva Gente beneficia cerca de 200 famílias do Passaré

10 de maio de 2019 - 16:10 # # # #

Ascom SPS

Se para muitos, cultivo e manuseio de ervas medicinais parece uma ocupação de adultos, no Horto do Espaço Viva Gente (EVG), o tema é de interesse da meninada. Kauan Gabriel (14) e Vitória Régia (17) que o digam. Os dois fazem parte da oficina de Horto e Jardinagem e têm em comum a admiração pelas plantas e o sentimento de pertencimento com o EVG. O Espaço é um equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) que atende, por mês, cerca de 200 pessoas às comunidades do Passaré, contemplando famílias do Barroso, Rosalina, Riacho Doce e Jardim União I e II com mudas do horto.

“Eu cheguei aqui com dez anos, iniciei no curso de violão, depois fiz teclado, futebol e há dois anos entrei no curso de Horto. Além de plantar, aprendi a fazer lambedor e consigo ter uma renda dessa produção, vendo para os meus vizinhos, colegas. O EVG é uma segunda casa para gente e para as nossas famílias. Depois da escola era para cá que eu sempre queria vir”, explica Vitória Régia.

Para o instrutor do Horto e Técnico Agrícola, Robenildo Alves, ensinar os alunos a cuidar das plantas é uma missão de vida que vai além do trabalho. “Minha alegria é ver que eles aprendem, tomam gosto pelo plantio e se empoderam do aprendizado, trocando inclusive conhecimentos com as mães e avós sobre as propriedades medicinais das plantas, os chás. Aqui, além do plantio eles aprendem sobre o ato de cuidar e isso é muito importante para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, conta Robenildo.

Kauan Gabriel entrou na oficina há dois meses, mas já tem intimidade com as plantas. “Meu pai trabalhou fazendo hortos e eu sempre tive curiosidade de aprender sobre isso. Quero ser biólogo para me aprofundar nesses conhecimentos, diz o menino, enquanto anda entre mudinhas de mastruz, chambá e malvarisco, suas preferidas.

Inclusão Social e Profissional

São atendidos atualmente no espaço 550 pessoas, dentre crianças, adolescentes, adultos e idosos. A unidade oferta serviços de convivência e de fortalecimento de vínculos às famílias do bairro Passaré.

São ofertados no EVG os cursos profissionalizantes de Cabeleireiro, Costura, Informática Básica e Estamparia Digital. O público também tem acesso a oficinas ocupacionais de artes decorativas; Biscuit, Horto e Jardinagem. Dentre as atividades de arte e cultura, estão Chorinho, Ballet, Percussão, Teclado, Flauta, Violão, Técnica Vocal e Coral. Para os que gostam de esportes, a unidade oferece aulas de karatê, atletismo e futebol.