Governo promove ação para o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar

15 de maio de 2019 - 16:20 # # # #

Ascom Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, na manhã desta quarta-feira (15), webpalestra sobre “Infecção Hospitalar”, com a infectologista do Hospital Geral de Fortaleza e membro da Associação Cearense de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar, Lucianna Auxi Costa. A conferência online transmitida pelo Núcleo de Telessaúde da Sesa foi assistida por mais de 70 profissionais da saúde de Fortaleza e do interior do estado. A webpalestra foi alusiva ao 15 de maio, data instituída como o Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar.

A infectologista Lucianna Auxi Costa esclareceu assuntos sobre portarias, leis, programas de controle de infecção hospitalar, busca ativa de pacientes com risco de infecção, superbactérias e o uso racional de microbianos. “A palestra à distância nos une aos profissionais de base que não temos a oportunidade de estar mais próximo. Este momento foi importante para abordar vários aspectos essenciais sobre o tema infecção hospitalar. Principalmente, sobre o papel do profissional com a população leiga, pois temos uma grande quantidade de acompanhantes de pacientes nos hospitais e deve existir a higienização das mãos por parte destes acompanhantes.”, disse durante a transmissão.

A médica abordou, ainda, sobre a importância do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar nas ações de biossegurança, que correspondem à adoção de normas e procedimentos seguros e adequados para a manutenção da saúde dos pacientes, dos profissionais e dos visitantes. Entre, as mais importantes, disse a infectologista, está a correta higienização das mãos dos profissionais e dos visitantes, pois elas são a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência à saúde.

Núcleo de Telessaúde da Sesa

A transmissão de palestras e cursos é realizada por meio do Telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais e da população em geral, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela web, são utilizados recursos de som e imagem para os palestrantes se comunicarem com qualquer pessoa que acesse o link para o serviço. A maioria dos participantes são profissionais de saúde dos municípios de diferentes regiões do estado. Além da exposição do palestrante, há interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas.

Ao longo de 2018, foram realizadas 79 web palestras com a participação de 3.773 profissionais. Em 2019, houve 20 web palestras.

Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com