Secult e Seduc lançam edital de propostas artísticas para escolas

21 de maio de 2019 - 11:13 # # # # # # #

Ascom Secult

Uma aula diferente, quando cultura e educação se encontram para ampliar repertórios, vivências e experiências. Um artista/professor em sala de aula e um mundo de possibilidades se abre. Essa é a proposta do “Artista, Presente”, uma ação conjunta das Secretarias da Cultura e da Educação do Estado do Ceará voltada à formação artística e produção cultural no cotidiano das escolas. Iniciado em 2018, o programa segue com inscrições abertas em 2019. Secult e Seduc tornam pública a abertura do processo de credenciamento de propostas de artistas para a realização de formações artísticas nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EEMTI, compondo o quadro de atividades eletivas. As inscrições estão abertas no período de 20 de maio a 14 de junho de 2019, até às 23h59min. As inscrições são gratuitas e exclusivamente online, pelo site.

O Edital tem por objetivo aproximar artistas de diversas linguagens e campos de criação do ambiente escolar da rede estadual de ensino, impulsionando outros modos de experimentar, conhecer e produzir em artes. O Projeto Artista, Presente! consolida a articulação interinstitucional entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com o objetivo de integrar e potencializar as políticas no âmbito do Plano de Governo (7 Cearás) e dos Planos de Cultura e Educação, possibilitando a inserção de ações culturais estratégicas nas escolas.

As artes visuais, o teatro, o circo, a dança, a música, a literatura, o cinema e o audiovisual, dentre tantas outras manifestações artísticas, operam processos cognitivos em níveis intelectuais, emocionais e afetivos, o que estimula o desenvolvimento de diferentes inteligências, de maneira crítica e interdisciplinar. Acreditando nessa potência da arte aliada à educação, a Secult e a Seduc deram corpo a este projeto Artista, Presente!

Através do Edital serão selecionadas e credenciadas propostas de ensino de linguagens artísticas ou atividades afins a serem desenvolvidas como Atividades Eletivas, apresentadas por pessoas físicas com ensino superior completo e residentes no Estado do Ceará por no mínimo 2 (dois) anos, para compor um banco de ofertas para as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). As propostas selecionadas irão compor um Banco de Propostas a ser disponibilizado às EEMTIs, devendo ser construídas referenciadas em uma das 16 ementas criadas pela Secult-CE para o Catálogo de Atividades Eletivas da SEDUC.

Como participar

As inscrições estarão abertas no período de 20 de maio a 14 de junho de 2019, até às 23h59min, sendo gratuitas e, exclusivamente, online pelo site. Poderão participar pessoas que tenham, no mínimo, 02 (dois) anos de experiência comprovada no ensino formal ou informal de artes e cultura. Os(as) candidatos(as) deverão possuir habilidades e competências para ministrar atividades em ambiente escolar para público jovem, demonstradas através de: a) Experiência com atividades formativas em artes, em ambientes formais ou informais de ensino; b) Experiência com a linguagem artística vinculada à proposta de Atividade Eletiva encaminhada; c) Habilidade para realizar planejamento e relatoria de atividades.

Os(as) candidatos(as) deverão declarar previamente a disponibilidade de tempo compatível com a duração da Atividade Eletiva ao longo do semestre, a partir do calendário das EEMTI.

Sobre Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs)

A rede pública estadual de ensino é constituída por 130 escolas de ensino médio regular com esta modalidade de ensino, onde estão matriculados 26 mil alunos. A maioria das EEMTIs está localizada entre os municípios mais populosos e as escolas foram distribuídas em áreas consideradas mais vulneráveis. Cada escola oferta uma jornada de nove horas, garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por 30 horas semanais de disciplinas da base comum a todos e 15 horas na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas pelos alunos. São as chamadas eletivas, que agora vão contar com artistas credenciados para a formação dos estudantes cearenses.

:: SERVIÇO:

Edital Artista Presente
Inscrições abertas no período de 20 de maio a 14 de junho de 2019, até às 23h59min. As inscrições serão gratuitas e exclusivamente online, pelo site.