Aquiraz é contemplado com inauguração de Praça Mais Infância

25 de maio de 2019 - 13:20 # # # # #

André Victor Rodrigues - Texto
Tiago Stille - Fotos

O cotidiano da meninada em Aquiraz passa a contar com equipamento que estimula o desenvolvimento infantil e o vínculo familiar por meio do brincar em espaço público. Foi inaugurada pelo Governo do Ceará no Centro do município, nesta sexta-feira (24), a sétima Praça Mais Infância do Estado.

A ação estadual foi celebrada com grande festa em evento com o governador Camilo Santana, a primeira-dama e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana, e a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

Em palavra aos moradores de Aquiraz, Camilo Santana explicou a importância dos investimentos do Mais Infância Ceará para o cuidado das crianças cearenses mais necessitadas. O chefe do Executivo mencionou as diversas ações que formam os pilares do programa, como o Cartão Mais Infância, que garante auxílio financeiro a famílias com crianças de 0 a 6 anos em situação vulnerável, as brinquedopraças e a construção de 167 novas creches pelo Estado.

“Esse aqui é um equipamento feito especialmente para proteger as nossas crianças. É todo cercado, tem piso de borracha para que elas não se machuquem, tem quadra, tem fraldário. E é também um espaço para as famílias se encontrarem, conversarem. Enquanto a mãe deixa a criança brincando, pode ir pra academia. É um espaço importante para a convivência e principalmente o desenvolvimento infantil. Elas terem onde brincar é muito importante”, afirmou.

Numa área de 2.594,98 m², a nova praça é composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. A obra envolveu investimento total de quase R$ 1 milhão, financiado pelo Governo do Ceará, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e pelo município. A Prefeitura de Aquiraz cedeu o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

“Nós compreendemos que a criança brincando se desenvolve integralmente. E aqui, com espaços também para adolescentes, adultos, idosos, ela pode brincar e interagir e crescer em todas as suas habilidades, o sócio-emocional, o cognitivo, o intelectual, o motor. Com esta ação, estamos pensando no presente, mas também estamos pensando no futuro”, complementou a primeira-dama.

Também participaram da cerimônia de inauguração o prefeito do município, Edson Sá, o deputado federal, Eduardo Bismarck, e lideranças políticas locais.

Durante o evento, o Caminhão do Cidadão esteve no local oferecendo serviços gratuitos para a população, como atualização cadastral da Receita Federal, emissão de antecedentes criminais, RG e CPF, além de atendimento online. Também foram realizadas no local apresentações musicais e circenses.

Gerações contempladas

Quando o relógio marcou o fim da tarde, a dona de Maria Zélia, 75, se arrumou e tratou de chamar seus netos e bisnetos para curtir a grande novidade: a um passo de casa, a família agora pode curtir o lazer e esporte proporcionados pela Praça Mais Infância de Aquiraz. Com direito a atividades específicas para cada geração.

“Eu trouxe os meus bisnetos com minha neta aqui, mas sabendo que também vou me divertir. Eu caminho todo dia ao redor do açude que fica ao lado da praça, mas agora posso vir dar uma volta, passar pela academia ao ar livre. Essa inauguração é muito importante para mim e para eles”, contou Maria.

Praças no Estado

Além de Aquiraz, Amontada, Acaraú, Maranguape, Pentecoste, São Benedito e Viçosa do Ceará, mais 25 municípios receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Granja, Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Pacatuba, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tauá, Tianguá e Trairi.