Governador destaca a importância de uma gestão eficiente durante abertura do Seminário de Gestores Públicos

3 de junho de 2019 - 15:00 # # # # # # #

Fhilipe Augusto Texto
Marcos Studart Fotos

O governador Camilo Santana participou na manhã desta segunda-feira (3) da solenidade de abertura da sétima edição do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2019, que se estende até amanhã (4), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Promovido pelo Instituto Future, Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe), o evento traz para o debate o “Fortalecimento do Desenvolvimento Cooperado, Inovação e Sustentabilidade” no âmbito das estruturas dos poderes públicos municipais. Participam do seminário cerca de 750 pessoas, entre prefeitos, vereadores, gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil dos 184 municípios cearenses.

Diante das incertezas políticas e econômicas que o país atravessa, Camilo Santana enfatizou a necessidade do poder público agir de maneira inteligente e eficiente na condução das políticas públicas. “É um momento de conhecer as experiências exitosas, de avaliar modelos de gestões municipais e, principalmente, a importância da cooperação no momento que a gente está vivendo no Brasil. Há uma questão muito complexa da perspectiva da economia brasileira. Recentemente a própria imprensa noticiou a queda do crescimento da economia esse ano no Brasil e isso afeta diretamente a estados e municípios. Então, é cada vez mais importante que os municípios possam ter eficiência de gestão, garantir serviços de qualidade à população e isso exige cada vez mais aperfeiçoar o modelo de gestão. É fundamental que estados e municípios façam uma gestão equilibrada, com responsabilidade, controle fiscal, eficiência, sem prejudicar e garantindo os serviços de qualidade à população. Para isso, é preciso foco, prioridade, diálogo, parceria e cooperação, como o próprio nome do evento sugere em sua sétima edição”, ressaltou o governador.

Ele ainda fez questão de mostrar que para conseguir fazer uma boa gestão muitas vezes o gestor tem que tomar decisões que irão desagradar inicialmente parte da população, mas que depois resultarão em benfeitorias para todos. “Talvez poucos governadores no Brasil tomaram tantas medidas impopulares como tomei nos últimos quatro anos. Mas fiz sempre com uma coisa que é fundamental: franqueza e diálogo. O Ceará é o 11º PIB do Brasil e nós fomos nos últimos quatro anos o estado que mais fez investimento público. Somos o estado mais bem equilibrado. Nominalmente em investimento nós só perdemos para São Paulo, que é o maior PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina”, destacou Camilo, que citou importantes ações levadas à sociedade através do bom planejamento, como a construção de areninhas, implantação do Batalhão do Raio e do sistema de videomonitoramento em municípios com mais de 50 mil habitantes, edificação de brinquedopraças, realização de concursos, investimentos em educação e saúde, entre outros.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, corroborou com o pensamento do governador e ratificou a importância dos municípios buscarem novas ideias dentro da realidade momentânea. “Esses últimos anos da economia têm trazido novos desafios para os municípios, que é trabalhar com menos receitas. Quanto menos a economia cresce, mais desemprego ela gera e menos recursos disponíveis pela arrecadação ela coloca nos cofres dos municípios para a gente financiar coisas básicas. Esse é o grande desafio do momento: como trabalhar em um cenário de escassez de recursos. Isso demanda planejamento, responsabilidade e austeridade fiscal. Valorizar e qualificar o gasto público. Mas há uma segunda dimensão, também produto desse momento de escassez, que é o município ter ideias inovadoras e bons projetos para buscar cooperação e apoio. O que tenho aprendido é que mesmo em momento de recurso limitado, muita competição por recursos, se houver uma ideia inovadora, um projeto sólido e competente, é capaz de se construir boas parcerias e cooperações”, disse Roberto.

Compartilhamento de boas ideias

O objetivo do seminário em sua sétima edição é unir os gestores municipais na busca de conhecimento e de novos métodos que melhorem a administração, tornando suas ações públicas mais eficientes. Uma visão ampla e integrada de planejamento, levando em consideração a característica de cada um, também é alvo do encontro.

Para o deputado estadual José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, são em momentos de imersão e de troca de informações como esse que surgem as soluções para resolver situações de dificuldade. “Esse é um momento muito especial que vivemos no Brasil. É um momento de reflexão para todos que acompanham o que se apresenta nos jornais e estamos muito conscientes dos desafios que o Brasil hoje nos apresenta. A crise econômica ela se abate sobre todos, sem distinção. Em tempos de dificuldade é que você percebe onde nasce o talento. E é em tempos como esse que nós vamos encontrar soluções por vezes nem percebidas, mas compartilhadas por alguns vão servir de exemplo para outras pessoas”, pontuou o chefe do Legislativo cearense.

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana enfatizou a necessidade do poder público agir de maneira inteligente e eficiente na condução das políticas públicas.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, corroborou com o pensamento do governador e ratificou a importância dos municípios buscarem novas ideias dentro da realidade momentânea.

Para o deputado estadual José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, são em momentos de imersão e de troca de informações como esse que surgem as soluções para resolver situações de dificuldade.