Operação Fronteiras de combate a arboviroses será realizada em julho

7 de junho de 2019 - 10:24 # # #

Ascom Metrofor

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos recebeu, nesta quarta-feira (5), representantes das prefeituras de Fortaleza e de Caucaia para articular a realização da Operação Fronteiras, que anualmente executa ações de controle do lixo nas vias públicas no entorno da via férrea, no limite entre as duas cidades. Dentro dessa operação, o Metrofor reforça a limpeza nos terrenos da via férrea, trabalho que já é executado permanentemente ao longo de todo o ano.

De acordo com o planejamento, a operação deve ocorrer no período de 2 a 5 de julho, envolvendo mutirões de limpeza e educação ambiental em bairros limítrofes entre Caucaia e Fortaleza, como Jurema, Parque Albano e Conjunto Ceará. As ações são articuladas pelo Metrofor e pelas prefeituras das duas cidades.

“A importância dessa ação se dá pelo controle das arboviroses. As ações relacionadas ao cuidado com o meio ambiente tem papel fundamental para o controle de doenças como dengue e chikungunya”, explica o assessor de Engenharia Ambiental do Metrofor, Samuel Braga.

Durante a reunião, foi destacado o papel da adesão popular para o sucesso das ações de limpeza do meio ambiente, sendo este considerado o maior desafio. “Por isso mesmo, o Metrofor já realiza ações educacionais em escolas públicas, como cursos de multiplicadores ambientais e palestras, para que desde cedo os cidadãos possam atuar no meio ambiente de forma positiva”, reforça Samuel. Participaram da reunião representantes das Secretarias Executivas Regionais I, III e V, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Caucaia e da empresa MetroService.