Governo do Ceará se reúne com comitiva de empresários da Catalunha para tratar de novos investimentos no estado

13 de junho de 2019 - 12:59 # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Tiago Stille - Fotos

Governador Camilo Santana apresentou as potencialidades do Estado para missão comercial da Catalunha formada por sete grandes empresas

“O Ceará está de portas abertas para a Catalunha”. Com essa frase, o governador Camilo Santana recebeu na manhã desta quinta-feira (13), no Palácio da Abolição, uma comitiva de empresários de sete multinacionais organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e pelo Consulado da Espanha. O encontro é mais uma etapa do memorando de entendimento assinado ano passado entre o Governo do Ceará e os investidores para a promoção comercial e atração de novos negócios entre o estado e a Catalunha.

Na oportunidade, Camilo Santana apresentou para o grupo a boa gestão fiscal e a organização administrativa do Estado como forma de mostrar o quão atrativo e seguro pode ser investir no Ceará. “Somos um estado que cumpre acordos e compromissos firmados com as parcerias privadas. Hoje, o Estado que lidera a eficiência em finanças no país. O Ceará é quem mais faz investimentos públicos em termos percentuais, investindo ano passado 15,2% da nossa receita corrente líquida. Somos também o primeiro lugar no ranking nacional do Ministério Público em transparência”, informou o governador.

Com uma localização geográfica privilegiada, sendo a porta de entrada do Brasil pelo Oceano Atlântico, o Ceará vem trabalhando para fortalecer os três centros de conexões implantados recentemente com o intuito de fomentar ainda mais a economia local. Camilo explicou a estratégia adotada pelo Governo.

“O Ceará tem acesso fácil a todos os mercados mundiais. Por essa localização estratégica é que a gente tem trabalhado alguns eixos importantes para o estado com uma trinca de hub’s. O hub portuário funciona em um porto do Estado, em parceria com o Porto de Roterdã. Temos lá a única zona de processamento de exportação em funcionamento no Brasil. O outro é o hub aéreo. As pessoas antes tinham que ir para São Paulo para poder ir para a Europa. Em menos de um ano nós saímos de oito voos internacionais por semana para 48 e estamos trabalhando para ampliar. Fortaleza hoje já é o terceiro aeroporto no Brasil com o maior fluxo de voos, abrindo uma série de perspectivas para importação e exportação de produtos. E a terceira é o hub tecnológico. Todos os cabos de fibra óptica que entram no continente sulamericano entram por Fortaleza. A partir disso a gente foi trabalhar uma estratégia para consolidar o Ceará como um polo tecnológico. Hoje, somos o estado com a maior rede de fibra óptica implantada no interior, com 3.500 quilômetros em cerca de 150 municípios. Recentemente foi inaugurado um data center da empresa Angola Cables, um dos maiores do mundo. Já somos o estado com o maior número de startups no Nordeste”, detalhou o chefe do Executivo cearense.

Além de garantir a infraestrutura necessária para dar suporte aos empreendimentos que buscam o Ceará, Camilo Santana ressaltou que o Governo trata de forma prioritária a promoção da educação e da qualificação dos cearenses com vista oferecer mão de obra qualificada para as empresas. “Um ponto muito precioso para nós é o capital humano. O Ceará tem investido em uma política de educação e qualificação muito forte, tanto em nível fundamental, médio, tecnológico e superior. Temos a melhor educação pública do Brasil. Abrimos nos últimos anos uma rede de institutos de línguas estrangeiras para alunos de escolas públicas para facilitar a entrada em novos mercados”, concluiu.

Confiança

Essa missão da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha faz parte do desdobramento do memorando de entendimentos assinado entre as partes. Javier Mirallas, presidente da Câmara, mostrou-se seguro e confiante com o que foi apresentado pelo governador. “Estamos pensando em parcerias importantes para o desenvolvimento das empresas catalãs e do Ceará. A Câmara de Comércio tem políticas vincularas às Nações Unidas que pensam em temas cruciais para o desenvolvimento econômico, como a infraestrutura, geração de energia e educação. Temos interesse em transferir conhecimento para o Ceará usando as oportunidades que o Estado nos oferece. Apostamos na relação leal do Ceará com os investidores para viabilizar os investimentos no Estado”, destacou Javier. Estiveram presentes executivos das empresas Simón, Socializa, Mallory, S&E Partners, Ferrocarrils de La Generalitat, Somrie e Acció.

Gonzalo Fournier, cônsul geral da Espanha, enfatizou que o Governo espanhol endossa essa parceria entre as multinacionais catalãs e o Ceará. “As empresas têm todo o apoio do Governo da Espanha para investir no Brasil e no Ceará”, disse. Além da comitiva catalã, a reunião teve a participação de gestores do Estado na área do desenvolvimento econômico e planejamento, como Mauro Filho (Seplag), Maia Júnior (Sedet), Eduardo Neve (Adece), César Ribeiro (assessor especial para Assuntos Internacionais) e o chefe da Casa Civil, Élcio Batista.

 

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana apresentou para o grupo a boa gestão fiscal e a organização administrativa do Estado como forma de mostrar o quão atrativo e seguro pode ser investir no Ceará.

O governador citou também o compromisso com os acordos firmados com a iniciativa privada e com os investidores. Ele citou o exemplo dos investimentos que o Governo do Ceará para viabilizar a instalação e o funcionamento da Companhia Siderúrgica do Pecém.

Além de garantir a infraestrutura necessária para dar suporte aos empreendimentos que buscam o Ceará, o governador Camilo Santana ressaltou que o Governo trata de forma prioritária a promoção da educação e da qualificação dos cearenses com vista oferecer mão de obra qualificada para as empresas.