Aplicativo da Semace passa a receber denúncia de crime ambiental

17 de junho de 2019 - 14:59 # # #

Ascom Semace

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas por meio do aplicativo para celulares e outros dispositivos móveis Semace Mobile, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A nova funcionalidade foi disponibilizada, nesta segunda-feira (17), como parte da programação do mês dedicado ao meio ambiente. O aplicativo para plataformas Android está disponível para baixar gratuitamente nas lojas de aplicativo da internet ou por meio do QR Code que pode ser acessado pelo site da Semace.

O aplicativo é o mesmo onde estão as informações do boletim semanal de balneabilidade. Na funcionalidade Denúncias Ambientais, o internauta comunica a suspeita de crime ambiental. A denúncia é analisada por fiscais da Semace, que confirmam ou não o ilícito, deslocam uma equipe para fazer a autuação e, sendo o caso, embargam a prática criminosa.

Ao preencher o formulário de denúncia, o interessado informa o nome, que é mantido em sigilo. Também é obrigatório incluir alguma foto que facilite a análise do caso pelos fiscais. Um dispositivo de localização espacial por satélite pode ser utilizado para identificar as coordenadas geográficas exatas do caso.

Os serviços de denúncia pelo Disque Natureza (0800.275 2233) e pelo serviço de ouvidoria (85.3101.5520) seguem funcionando normalmente.

Primeira denúncia

As denúncias podem ser encaminhadas de todo o estado. A primeira manifestação veio de Russas, no Vale do Jaguaribe, na manhã desta segunda-feira (17), e se relaciona a uma queimada de madeira. O interessado recebeu por e-mail a confirmação do envio e um número para acompanhar online o andamento da denúncia.

A funcionalidade foi desenvolvida pela diretoria de Tecnologia da Informação da Semace. “O sistema é simples, autoexplicativo e há um tutorial que ajuda o internauta a ter sucesso com a denúncia”, afirma o diretor da Ditec, Tiago Bessa. “Agora, vamos ampliar o número de funcionalidades de serviços do aplicativo”, adiantou.

 

Ouça

O Diretor de Tecnologia da Informação da Semace, Tiago Bessa, explica que a nova ferramenta facilita o acesso ao serviço de fiscalização e que qualquer pessoa pode encaminhar uma denúncia ou suspeita de crime ambiental.

De acordo com Tiago Bessa, a pessoa pode acompanhar a sua denúncia. Tiago destaca ainda que existe uma pré triagem para saber se é caso de crime ambiental e se a competência é do Estado.