Porto do Pecém registra o melhor mês de maio dos últimos cinco anos

17 de junho de 2019 - 14:21 # # # # #

Ascom Sedet
Tiago Stille

Os embarques de cargas nacionais e internacionais puxaram a alta nos resultados. A movimentação de contêineres aumentou 57% na comparação por toneladas.

O mês de maio de 2019 atingiu a marca de 1.541.285 toneladas de mercadorias movimentadas. É o melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos. Na comparação com o mesmo período a alta foi de 4%. A alta foi puxada pelo embarque de cargas que registrou crescimento de 29%, totalizando 480.019 t.

Já no resultado acumulado do ano a movimentação do Porto do Pecém foi de 7.082.419 t. O crescimento do embarque foi destaque, apresentando o incremento de 15% quando comparado ao ano passado, totalizando 1.958.905 toneladas de mercadorias enviadas para fora do estado, somando a navegação de longo curso (para fora do país), e cabotagem (movimentação entre portos brasileiros).

Cargas destaque

Em relação à natureza de carga, a mais relevante foram os granéis sólidos, que representa 53% da movimentação total do porto, com 3.771.369 t. O material é utilizado na produção da Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP e das Termelétricas.

Principais Mercadorias

A carga conteinerizada registrou a marca de 78.275 unidades (122.293 teus), crescimento de 28% em relação ao resultado obtido no mesmo período de 2018. Entre os destaques que contribuíram para o crescimento da movimentação estão: carvão mineral, minério de ferro, placas de aço, adubos e fertilizantes, arroz, sal, farinha de trigo e frutas.

Segundo o presidente do CIPP, Danilo Serpa, atualmente existe um extenso leque de produtos movimentados através do porto cearense e um trabalho de prospecção continua sendo realizado para conquistar mais clientes para o complexo. Nosso objetivo é manter a linha de crescimento dos últimos anos, então, estamos realizando melhorias no complexo, reuniões e divulgando a nossa capacidade de operação, além da estrutura do CIPP pronta para receber empresas que possam produzir aqui, movimentar através do porto e gerar emprego e renda para o estado”, destaca.