Governador nomeia novo reitor da Universidade Regional do Cariri

25 de junho de 2019 - 18:51 # # # #

Ascom Casa Civil
Nivia Uchoa - Foto

 

Camilo Santana conduziu o professor Lima Júnior para o cargo de reitor e o professor Carlos Kleber para o cargo de vice-reitor

O Governo do Ceará realizou nesta terça-feira (25), em Crato, a nomeação do reitor e do vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca) que estarão à frente da instituição dentro dos próximos quatro anos. Em cerimônia solene no Salão de Atos, o governador Camilo Santana conduziu o professor Lima Júnior para o cargo de reitor e Carlos Kleber para o cargo de vice-reitor. Também estiveram presentes no evento o secretário da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação, Inácio Arruda, deputados, lideranças políticas da região, e o atual reitor da Urca, professor José Patrício Pereira Melo. A posse para a nova gestão universitária está prevista para o dia 1º de julho.

Os nomeados receberam a referenda oficial para assumirem os cargos após serem eleitos através de consulta universitária, no último dia 27 de maio, em eleição realizada em todos os campi da Urca. A vitória da chapa ocorreu com 62,45% dos votos exercidos por estudantes, professores e servidores. Os eleitos tiveram os cargos oficializados por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará.

Em seu discurso, Camilo Santana agradeceu ao atual reitor José Patrício Pereira de Melo por “todo o trabalho feito nos últimos anos conduzindo o destino da universidade”. O governador destacou ainda os investimentos prioritários do Governo do Ceará na Educação, no Ensino Médio, no Ensino Profissionalizante e no Ensino Superior, lembrando da qualidade das universidades estaduais reconhecida nacionalmente.

“Eu fiz questão de vir aqui na sede da universidade. A posse seria no Palácio da Abolição, em Fortaleza, mas fiz questão de ser aqui pelo simbolismo. Pelo respeito à escolha livre que a comunidade universitária fez através do voto, vim aqui respeitar essa consulta e a decisão de nomear os mais votados pela Universidade Regional do Cariri. A Urca tem uma grande importância para os jovens no Cariri, no Ceará e fora também. Nesses 33 anos de universidade, 23 mil jovens já foram formados. Essa é a casa pensante da nossa região, que agrega todas as forças que congregam o planejamento e o desenvolvimento do Cariri”, disse.

Sobre os nomeados

Francisco do O’ de Lima Júnior soma à sua trajetória acadêmica 23 anos na Urca. Com formação da área de Economia, foi diretor do Centro Acadêmico do Curso de Economia, membro fundador da Empresa Júnior na sua área, representante discente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho Universitário (Consuni). Entrou no quadro docente na universidade como professor substitutivo do curso de Economia, depois passando para o quadro efetivo. Participou de ações de Extensão, e depois na área administrativa, passando pela coordenação do Curso de Economia e direção do Departamento Financeiro. Também foi pró-reitor de Desenvolvimento Universitário (atual Pró-Reitoria de Administração). É atual vice-reitor da instituição.

O professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira ingressou no quadro docente da Urca em 1996, como professor bolsista de Extensão Tecnológica/Funcap. Em 1998, tornou-se professor efetivo. Atualmente é professor associado da universidade. Carlos Kleber é graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Instituição, chefe de Departamento do Curso, diretor do Centro de Ciências e Tecnologia – CCT e pró-reitor de Ensino de Graduação. É avaliador de cursos de Graduação do Ministério da Educação e de Curso de Engenharia de Produção dos países membros do Mercosul.