Nova edição do Boletim da Conjuntura Cearense é lançada pelo Ipece

25 de junho de 2019 - 10:57 # # # #

Ascom Ipece

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, acaba de disponibilizar mais uma edição do Ipece Conjuntura – Boletim da Conjuntura Cearense (Primeiro trimestre de 2019). O documento apresenta análises do cenário econômico internacional e nacional, os quais servem de parâmetros para reflexão sobre o desempenho da atividade econômica do Ceará. A publicação tem como objetivo atender a demanda do setor público e privado por informações de curto prazo da economia cearense.

O trabalho contempla uma série de seções envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo conjuntural da economia cearense a partir das três grandes atividades: agropecuária, indústria e serviços. No caso dos serviços, sua análise comporta a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) e o comércio varejista (comum e ampliado). O Mercado de Trabalho tem como base a PNAD contínua do IBGE e a evolução do emprego formal a partir dos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Comércio Exterior e Finanças Públicas são outras duas seções que analisam os referidos temas.

O boletim Ipece Conjuntura tem como autores os analistas de políticas públicas Alexsandre Lira Cavalcante; Nicolino Trompieri Neto; Paulo Pontes (coordenador técnico) e Witalo de Lima Paiva e os assessores Técnicos Ana Cristina Lima Maia Souza e Rogério Barbosa Soares. A coordenação Geral é de Adriano Sarquis Bezerra de Menezes, diretor de Estudos Econômicos (Diec) do Ipece.

O trabalho é composto pelos seguintes tópicos: Sumário Executivo; Panorama Internacional e Economia Brasileira (Estimativas de Crescimento Econômico Mundial; Economia Brasileira e Produto Interno Bruto – PIB; Inflação); Atividade Econômica Cearense (PIB; Agropecuária; Indústria e Serviços); Mercado de Trabalho (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e Emprego Formal); Comércio Exterior e Finanças Públicas.

Acesse aqui Conjuntura Econômica