Grupo transforma jovens em protagonistas no Curió

26 de junho de 2019 - 18:48 # #

Ascom ViceGov

Tô Napaz com a Juventude. Esse é o nome do grupo de jovens do Curió, que tem o objetivo de promover o protagonismo juvenil, transformando a realidade da região. A ação conta com 30 pessoas de 15 a 29 anos, que estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira (26), na sede do Núcleo de Ação pela Paz (Napaz).

“A gente quer fortalecer os vínculos comunitários dos jovens, incentivar o protagonismo juvenil, falar sobre projetos de vida e qualificação profissional. Ao mesmo tempo que elevamos a autoestima dessas pessoas, também estamos prevenindo a violência e implementando uma cultura de paz”, disse a coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico no Curió, Ozanira Aquino.

Essa é a segunda reunião do grupo. Os encontros acontecem semanalmente e vão até o mês de dezembro, num total de 27. Destes, 23 com temáticas definidas pelos próprios participantes; três envolvendo as famílias; e o último deles será um festival, que vai marcar o encerramento das atividades.

Nas ocasiões até aqui, foram discutidos os fatores de risco e potencialidades da região, conceitos de cultura de paz, dinâmicas de grupo e os sonhos de cada um.

Morador Curió, João Vitor, de apenas 20 anos, tenta tirar o máximo proveito das atividades do Ceará Pacífico. “Já fiz o curso de inglês e estou gostando muito deste grupo. Aqui, sinto que posso fazer a diferença na minha comunidade”, disse.

Já Ramila Morais, 19, acredita que as atividades aproximam os jovens. “Além de aprender bastante, também estou conhecendo muita gente aqui. Vou chamar mais pessoas para participar”, falou.

O grupo “Tô Napaz com a Juventude” é aberto ao público. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, às 15h, no Napaz do Curió.

Serviço

Tô Napaz com a Juventude
Local: Núcleo de Ação pela Paz (Napaz)
Endereço: Rua José Euclides Ferreira Gomes, nº 59 – Curió
Horário: 15h (todas as quartas-feiras)