Oficina de Criação marca as ações pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará

27 de junho de 2019 - 17:57 # # # #

Ascom Secult

Integrando as ações que acontecem antes da Bienal do Livro, a atividade iniciou nesta quinta-feira (27) e vai até o dia 1º de julho com a editora Anna Dantes, para a construção coletiva de uma cenografia e identidade visual para o evento que acontece de 16 a 25 de agosto de 2019, no Centro de Eventos do Ceará.

A 13ª edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), já começou para alguns. A partir desta quinta-feira (27) até o dia 1º de julho, professores, coordenadores de cursos e estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor) estão tendo um encontro marcado com a editora Anna Dantes (RJ), da Dantes Editora, para uma imersão na Oficina de Criação da Cenografia do Centro de Eventos, onde ocorre, durante dez dias, a maior concentração de atividades da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, de 16 a 25 de agosto de 2019. Como numa residência artística, o objetivo da atividade é a criação coletiva. Um grupo interdisciplinar vai unir suas ideias e conhecimentos para criar uma ambientação, cenografia, envolvendo arte e comunicação para o Centro de Eventos,

O tema da Bienal do Livro do Ceará – “A Cidade e Os Livros” – ganhará um novo desdobramento a partir da atividade junto a alunos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo e Marketing. A oficina surge como uma iniciativa inovadora da Bienal.

“A residência surge a partir da ideia de uma criação colaborativa da cenografia do espaço para essa edição da Bienal. O evento já tem sua marca, mas estamos aqui pensando uma identidade para a temática desta edição. Convidamos Anna Dantes, da Dantes Editora, que tem um trabalho bem peculiar. Além da intimidade que ela tem com o livro, cada lançamento da editora é pensando com ações como exposições e processos de pesquisa e colaboração de muitos atores, em um modelo que o processo importa tanto quanto o produto final. Conhecendo essa proposta, pensamos em trazer essa experiência para dentro da Bienal”, explica Goreth Albuquerque, coordenadora geral desta edição da Bienal do Livro do Ceará e também coordenadora da política de livro, leitura, literatura e bibliotecas da Secult .

Com a ação, a perspectiva é que o Centro de Eventos se torne um espaço da diversidade, envolvendo a mensagem da Bienal. “Acho que é importante juntarmos pessoas. A ideia não é que tenhamos só um espaço decorativo na Bienal, mas que essa ambientação seja um processo de criação artística e de comunicação. Um dos desafios é como podemos ajudar a criar um percurso dentro do Centro de Eventos. Porque a Bienal ocupa vários pisos (mezaninos) do local. A proposta que conversamos com a Ana Dantes é baseada numa cenografia que convide o público a percorrer os vários espaços da Bienal, tornando o Centro de Eventos uma grande galeria de arte”, destaca Goreth Albuquerque.

Uma Bienal dos encontros

Todo o material que será visto na Bienal será produzido a muitas mãos. “Acredito que essa será uma experiência muito especial, rica e intensa para os alunos e professores e, posteriormente para o público. Na primeira reunião que tivemos com o grupo já foi possível encontrar várias convergências sobre o que estamos trabalhando”, pontua Goreth Albuquerque, coordenadora geral da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

Ações pré-Bienal

A Secult, em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), estão realizando ações pré-Bienal do Livro de formação de professores, por adesão espontânea, e alunos da rede pública de ensino. Nos dias 4 e 11 de junho, professores de 16 diferentes escolas de ensino média regular da rede pública, estiveram participando das oficinas “Práticas de Experiências Literárias”, no Cineteatro São Luiz. Além da atividade formativa, com narração de história e mediação literária, com Goreth Albuquerque, a programação contou com visita guiada ao Cineteatro São Luiz, com Duarte Dias, curador de cinema do Cine Teatro São Luiz.

Já no dia 13/6, os alunos da escola Michelson Nobre da Silva, no Bom Jardim, participaram da oficina “de escrita criativa”, ministrada por Talles Azigon, um dos coordenadores do Espaço da Juventude da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Um momento importante de diálogo, de troca, de aprender, de poetizar, de escrever, de ler o mundo, as cidades e os livros.

A próxima ação formativa da Pré-Bienal acontece nesta sexta-feira, 28/6, em dois momentos. O primeiro deles é um Sarau Literário: resultante da “oficina de escrita criativa”, na escola Michelson Nobre da Silva, no Bom Jardim, que acontece às 8h, com estudantes e participação de Talles Azigon. O segundo é um encontro de estudantes da escola São Francisco de Assis, no bairro Canindezinho, às 14h, com Klévisson Viana, coordenador do Espaço Cordel da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Sobre a parceria com a rede pública estadual e municipal de educação, Norma Santana e Maura Isidório, colaboradoras da Coordenadoria do Livro da Secult, que coordenam essas ações afirmam que “são ações de fomento à leitura, objetivo da Bienal como política pública, propiciando aos estudantes e professores de escolas das redes públicas municipal e estadual, uma aproximação mais qualificada do evento e do conteúdo desta edição e dos convidados”.

Mais sobre a Bienal

“As cidades e os livros” é o grande tema da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que será realizada em Fortaleza, de 16 a 25 de agosto de 2019, no Centro de Eventos do Ceará. O evento é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e com apoio do Ministério da Cidadania, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Neste ano, a Bienal estará sob a curadoria da escritora Ana Miranda e dos escritores e professores Inês Cardoso e Carlos Vasconcelos, com a coordenação e co-curadoria de Goreth Albuquerque, também coordenadora da política de livro, leitura, literatura e bibliotecas da Secult. Evento estruturante na política cultural do Estado, a Bienal do Livro irá apresentar durante os dez dias de programação atrações literárias e artísticas, englobando palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de apresentações com artistas de reconhecimento local, nacional e internacional, combinando uma programação diversa e de acesso gratuito.