#Enemnarede: Seduc oferece novos conteúdos para preparação dos alunos em 2019

5 de julho de 2019 - 14:38 # # # # #

Ascom Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) incluiu novos conteúdos na plataforma digital #Enemnarede. Criada com o intuito de possibilitar aos alunos da rede pública estadual uma preparação complementar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ferramenta explora assuntos avaliados nas provas. O trabalho é desenvolvido pela Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), sediada em Sobral e vinculada à Seduc. A novidade foi divulgada, na última quinta-feira (4), durante o lançamento do Enem Não Tira Férias 2019.

Disponível desde 2017, a Plataforma #Enemnarede também passou por uma ampla reestruturação em 2019. Conforme a coordenadora da Coded/CED, Vagna Brito de Lima, a plataforma mobiliza recursos digitais e estratégias da educação a distância para levar conteúdos acadêmicos, no formato de videoaulas e material estruturado, aos estudantes cearenses. “Reconheço nessa ferramenta uma possibilidade àqueles que estão em fase de preparação para o Enem, mesmo em locais mais distantes. Para além, contamos com a importante contribuição voluntária e comprometida dos professores da rede pública estadual de ensino do Ceará, que tão prontamente se dispõem a gravar aulas para diversificar o conteúdo da plataforma”, destaca a gestora.

O #Enemnarede é uma ferramenta pedagógica online, com aulas em formato de vídeo, preparadas pelos professores da rede estadual, que abordam as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo exame (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática). As videoaulas variam de 8 a 15 minutos e estão disponíveis no site (enem.ced.ce.gov.br), podendo ser acessadas em qualquer hora e local.

A plataforma possui 130 aulas disponíveis, mas a Coordenadoria seguirá com a produção de novos conteúdos. Os estudantes também terão à disposição, arquivos com teoria e exercícios a respeito dos temas, além de um espaço tira-dúvidas. Foram registrados mais de 20 mil acessos até o início deste mês. Para se conectar, o aluno necessita realizar seu cadastro no site:, utilizando o e-mail, ou ainda por meio do Aluno Online.

De acordo com Laila Silva Sousa, aluna da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lysia Pimentel, o #Enemnarede permite aos alunos ter acesso a várias aulas de conteúdos focados no Exame e ainda estudar sem sair de casa. “Acredito que, agora, no período de férias, a gente tem muito tempo livre e, muitas vezes, não sabemos como fazer desse tempo algo produtivo. Com a plataforma, isso será possível”, garante.

A diretora da Escola de Ensino Médio (EEM) Professor Luís Felipe, Maria Marly de Lima, acredita que o #Enemnarede pode contribuir bastante com o aprendizado dos alunos. “Eles acessam, principalmente, as disciplinas que apresentam mais dificuldade. Com certeza, devem procurar reforço e é exatamente na plataforma que conseguirão, no tempinho que estiverem em casa. A Coded/CED está fazendo isso em um momento muito oportuno. Nas férias, os estudantes começam essa maratona e precisam melhorar cada vez mais a sua aprendizagem. Então, é muito rica essa ação”, explica.

O #Enemnarede também faz parte do Programa Enem Chego Junto, Chego Bem, cujo objetivo é mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazerem o Exame com segurança e perspectiva de ingresso na universidade.