Mostra de filmes do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem início no Cineteatro São Luiz

11 de julho de 2019 - 11:54 # # #

Ascom Secult

No período de 11 de julho a 8 de agosto, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), sediará, numa parceria com o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, a mostra de filmes finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, evento promovido pela Academia Brasileira de Cinema. Nesse ano a mostra acontecerá em 8 estados brasileiros: Pará, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, onde o Cineteatro São Luiz exibirá, gratuitamente, os 22 filmes das 4 categorias competitivas.

Com intuito de incentivar a participação do público, através do voto popular, a Mostra exibe os filmes finalistas das categorias disponíveis para votação: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Longa-Metragem Estrangeiro e, pela primeira vez, Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano.

Os filmes que serão exibidos durante o mês julho no Cineteatro São Luiz fazem parte das categorias Melhor Longa-Metragem Estrangeiro e Melhor Longa-Metragem Ibero-Americano. Nesta primeira categoria, serão exibidos os filmes: “A Forma da Água”, “Bohemian Rhapsody”, “Eu, Tonya”, “Infiltrado Na Klan”, “Me Chame Pelo Seu Nome”, “The Square – Arte Da Discórdia” e “Três Anúncios para Um Crime”. Já na segunda: “A Noiva Do Deserto”, “Alguém Como Eu”, “As Herdeiras”, “Cachorros” e “Uma Noite de 12 Anos”.

 

Durante o mês de agosto serão exibidos os filmes que concorrem na categoria Melhor Longa-Metragem Ficção e Melhor Longa-Metragem Documentário. Em Ficção serão exibidos: “A Voz do Silêncio”; “Benzinho”; “Chacrinha – O Velho Guerreiro”; “O Grande Circo Místico” e “O Paciente – O Caso Tancredo Neves”. Já em Documentário: “My Name is Now, Elza Soares”; “A Luta do Século”; “Todos os Paulos do Mundo”; “Ex Pajé” e “O Processo”.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, maior premiação do cinema nacional, está em sua 18ª edição e tem reconhecimento de público, crítica e dos profissionais da área. O evento reúne os principais protagonistas do cenário cultural brasileiro, artistas e instituições produtoras, contribuindo, assim, para a promoção, incentivo e divulgação das obras da produção recente do país. Na cerimônia, é outorgado o Troféu Otelo a todos os profissionais que se destacaram na produção cinematográfica brasileira.

“O fato do Cineteatro São Luiz ter sido um dos poucos cinemas escolhidos pela Academia Brasileira de Cinema para sediar uma mostra dessa magnitude é, para nós, uma grande satisfação, sendo, ao mesmo tempo, um reconhecimento pelo trabalho que o equipamento realiza em prol do cinema nacional, visto que, hoje, o São Luiz é uma das salas que mais exibem títulos brasileiros no país, sejam eles de curta, média ou longa duração”, salienta Duarte Dias, programador e curador do cinema do Cineteatro São Luiz.