Secretário da Cultura convida estudantes da rede pública estadual para Bienal do Livro

16 de julho de 2019 - 17:02 # # # #

Ascom Secult
Felipe Abud Fotos

Fabiano Piúba conversa com estudantes

Durante o Enem Não Tira Férias, Fabiano Piúba conversou com alunos sobre “A cidade e os livros”, tema da Bienal, que acontecerá de 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará.

A aprendizagem e o desenvolvimento humano dos estudantes estão ligados ao relacionamento constante com os livros e com a literatura ao longo de sua formação. Nesta terça-feira (16), o secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, fez o lançamento da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará para os alunos da rede pública estadual do Ceará durante o Enem Não Tira Férias. O evento foi realizado na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Maria Antonieta Nunes, contando com a presença do secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Rogers Mendes.

Com o tema “As cidades e os livros”, a Bienal do Livro será realizada no período de 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará. Serão apresentadas, durante os 12 dias, atrações literárias e artísticas, englobando palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de apresentações com artistas de reconhecimento local, nacional e internacional, combinando uma programação diversa e de acesso gratuito.

Fabiano Piúba avalia que Cultura e Educação são áreas que caminham juntas. “Como disse Paulo Freire, aprendemos a ler para contar a nossa própria história. A leitura e a escrita têm relação com a arte, que amplia nossos horizontes, nossa capacidade de percepção do mundo e nos humaniza. Considero a leitura um direito importante para a vivência da cidadania, que proporciona a ampliação dos repertórios culturais, dando mais sentido à vida. Convido a todos os estudantes para a Bienal do Livro, para exercitarem esse direito ao conhecimento”, pondera.

estudantes durante conversa com secretário

Iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Bienal tem o apoio da Secretaria da Educação (Seduc), mobilizando estudantes e educadores de todo o estado para que participem do evento. Além de proporcionar a visitação das escolas, a Seduc também contará com o Espaço do Professor, destinado a palestras e lançamentos para o segmento da Educação, envolvendo a literatura e o fomento à leitura.

“A Secult trabalha temáticas muito caras à Educação. Temos parceria com o Projeto Artista Presente, que deve sempre ser ressaltada”, observa Rogers Mendes. Sobre a Bienal, o gestor entende que o evento pode proporcionar um incentivo importante à leitura para os estudantes. “É fundamental para a formação integral do ser humano, além de fornecer elementos para a construção de argumentos fortes para uma boa escrita em textos dissertativos, como o caso da redação do Enem. Quando juntamos as ações de uma Secretaria com a outra, ampliamos o nosso potencial”, conclui.

Consolidação

Entre público espontâneo e escolar, a Bienal do Livro registrou nas duas mais recentes edições uma média de 55 mil visitantes por dia que acompanham a programação temática, com atividades para o público infantil, juvenil e adulto. “A Bienal Internacional do Livro do Ceará está inserida numa política de cultura, e, por sua vez, numa política de livro, leitura e literatura. Ela está consolidada no calendário cultural brasileiro, tendo como diferencial em relação a outros eventos do mesmo tipo a característica de se associar a uma política de cultura, de conhecimento, de fomento às cadeias criativas e produtivas do livro”, destaca Fabiano Piúba.

Gorete Albuquerque, coordenadora da Bienal do Livro

Gorete Albuquerque, coordenadora da Bienal do Livro, lembra que o início das atividades será daqui a exatamente um mês. “Receberemos muitos escritores do Ceará e de outros locais do Brasil. Teremos uma programação vasta e totalmente gratuita, com apresentações culturais, além de muita gente debatendo sobre diversos assuntos”, explica.

O Enem Não Tira Férias integra o programa Enem Chego Junto Chego Bem, que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com segurança e perspectiva de ingresso na universidade. Em sua quarta edição, a iniciativa é destinada aos estudantes que estão na 3ª série do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que participarão do Enem, proporcionando aulões, práticas de redação e atividades de lazer durante o mês de julho.

A ação ocorre até o próximo dia 18. As atividades são realizadas em 244 escolas estaduais, que funcionam como polos de atendimento com aulões sobre as quatro áreas do conhecimento e práticas de redação. As unidades de ensino também poderão definir momentos para a cultura e o lazer.

Para participar, o aluno precisa estar matriculado na rede pública estadual e, caso sua unidade de ensino não desenvolva o projeto, pode comparecer a uma escola que funcione como polo. Estão inscritos mais de 105 mil estudantes da rede nesta edição do Exame.

 

 

Ouça

O secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, destaca a importância da Bienal Internacional do Livro, que está inserida no calendário cultural do Ceará e atrai visitantes de várias idades e diferentes lugares.