Ceará Transparente atinge mais de 1 milhão de consultas em apenas um ano de implantação

18 de julho de 2019 - 16:55 # #

Ascom CGE

imagem da tela de acesso do ceará transparente

Implantado em julho de 2018, o Ceará Transparente completa, nesta quinta-feira (18), um ano no ar. A plataforma, pensada para funcionar como o principal canal de comunicação entre o Estado e o cidadão, acumulou ao longo de seu primeiro ano de atividades, a marca de 1.237.799 consultas. O número representa 40,67% do total de visitas já realizadas pelos cidadãos desde 2009, quando o Governo do Estado lançou sua primeira ferramenta de transparência.

Outra marca relevante do Ceará Transparente ocorreu no primeiro semestre deste ano, quando a plataforma atingiu 733.382 consultas. O número representa 91,70% do total de acessos do ano inteiro de 2018, quando foram registradas 799.745 consultas.

Para o articulador da Coordenadoria da Transparência da CGE, Benevides Lôbo, a marca é motivo para comemorar. “O crescimento apresentado pela plataforma é muito representativo. Para se ter noção, durante o primeiro semestre de 2018, o Portal da Transparência do Estado, ferramenta absorvida pelo Ceará Transparente, registrou apenas 296.511 consultas. Ou seja, o valor quase que triplicou este ano”.

“O crescimento chama atenção porque significa que o cidadão está mais participativo e a plataforma está correspondendo às expectativas da população. Isso é algo que nos deixa extremamente felizes, pois o projeto do Ceará Transparente era criar uma ferramenta que se moldasse a realidade e as necessidades do cidadão cearense”, frisou.

Plataforma inovadora

Pensando sobre a premissa de atender a população cearense no que tange ao controle social do Estado, o Ceará Transparente inovou na implantação de tecnologias básicas ligadas à acessibilidade em plataformas de utilização pública, atendendo inclusive a critérios internacionais.

Em seu layout foram estabelecidos artifícios como o contraste de tela, em que a pessoa com deficiência visual consegue alterar a cor da tela em utilização, gerando uma melhor visualização da página, e também ajuste de fonte, onde o usuário do sistema pode aumentar ou diminuir a fonte das letras, garantindo uma melhor condição de leitura.

Outro destaque dessa plataforma é a disponibilização de idiomas universais, como o inglês e o espanhol. A funcionalidade fomenta o crescimento de consultas realizadas por outros países e ainda atrai possíveis investidores para o Estado. No ranking de consultas internacionais estão países como os Estados Unidos, com 6.774; Portugal, 751; Hong Kong, com 336; e Índia, com 281 consultas.

Além disso, a ferramenta pode ser acessada a partir de dispositivos móveis. Cerca de 34% das consultas são realizadas via mobile ou tablet. Os números reforçam o caráter responsivo do Ceará Transparente, que passou por diversos testes de adaptação de modelo e layout, podendo ser acessado de qualquer dispositivo móvel.