Comitiva de Alagoas visita equipamentos com foco no desenvolvimento infantil

19 de julho de 2019 - 11:28 # # #

Ascom Gabinete Primeira-Dama
Ariel Gomes Fotos

comitiva de Alagoas visita equipamentos

O grupo visitou a Fábrica Mais Nutrição, a praça Mais Infância de Maranguape e esteve na Seduc, SESA e SPS, conhecendo as boas práticas do Ceará voltadas para a infância

O Ceará é reconhecidamente referência em ações voltadas à infância. Tanto que uma comitiva de Alagoas está no estado para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Ceará, com o Programa Mais Infância Ceará. O grupo visitou nessa quinta-feira (18) equipamentos com foco no desenvolvimento infantil, no intuito de implementar no estado alagoano as boas práticas vivenciadas por aqui.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Alagoas (Seads), João Lessa, o coordenador intersetorial do núcleo da Criança Alagoana, Antônio Pinaud, e o superintendente de avaliação de gestão da Seads, Rodrigo Araújo, estiveram acompanhados pela assessora do Gabinete da Primeira-Dama, Isabele Cavalcante. “O Governo de Alagoas teve total interesse em conhecer as nossas iniciativas que permeiam o programa Mais Infância Ceará e que, cada vez mais, se provam exitosas. A equipe que esteve aqui é muito comprometida, e tem total condição de operacionalizar essas experiências no estado de Alagoas”, afirmou Isabele.

comitiva de Alagoas visita equipamentos

O primeiro equipamento visitado foi a praça Mais Infância do município de Maranguape. O local conta com quadra poliesportiva, pergolado, academia e playground. O grupo também conheceu uma brinquedopraça no bairro Sapiranga, em Fortaleza. “O que mais me chamou atenção foi a intersetorialidade entre as secretarias estaduais. É o que faz realmente a coisa acontecer. O Ceará tem uma realidade parecida com Alagoas e, sem dúvida alguma, é um exemplo a ser seguido”, disse o secretário João Lessa.

A Fábrica Mais Nutrição, localizada na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), em Maracanaú, esteve entre os locais apresentados. É na fábrica onde são produzidas sopas e polpas destinadas à entidades cearenses, visando a segurança alimentar e nutricional e também a redução do desperdício de alimentos. “Nós estamos levando daqui referências. O Ceará está no topo no que diz respeito ao desenvolvimento integral da primeira infância. Foi um ótimo intercâmbio. Vamos implementar muita coisa daqui em nosso estado”, comemorou Antônio Pinaud.

Programação

A comitiva Alagoana está desde a última segunda-feira (15) em solo cearense. Além da visita técnica aos equipamentos, os gestores públicos também conheceram as secretarias da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), da Saúde (Sesa) e da Educação (Seduc) para conhecer projetos e programas voltados às famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado.

O encontro havia sido agendado durante o II Seminário Internacional Mais Infância Ceará, realizado em maio deste ano, em Fortaleza.