SPS e TJCE capacitam profissionais para aprimorar processos de adoção

24 de julho de 2019 - 12:10 # #

Ascom SPS

Aprimorar conhecimentos, aprender novos procedimentos e dar nova dinâmica aos processos de adoção de crianças e adolescentes são alguns dos objetivos do curso que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realizam com sete assistentes sociais e três psicólogos. Concluída a parte teórica, inicia-se o treinamento prático com a integração dos profissionais no Núcleo de Apoio do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza.

O curso é resultado de parceria celebrada entre TJCE e SPS, em 26 de junho último. Com o termo de cooperação, a SPS cede esses dez profissionais para atuarem na elaboração de laudos psicossociais, facilitando os processos de adoção. Essa ação conjunta das duas instituições objetiva promover a cidadania e buscar uma nova família para crianças e jovens que se encontram sobre a tutela do Estado, enquanto aguardam um novo lar.

Vida nova

Para a assistente social da SPS, Rita de Cássia Sá, o curso tem sido de grande valia. “Esse treinamento está sendo muito rico pela sua integralidade e detalhamento nos relatórios e procedimentos, para que possamos contribuir mais para que os processos de adoção sejam mais céleres. É importante que se diga quão difícil é tratar sobre esses caminhos da vida de outra pessoa. Para isso, precisamos ter muito embasamento teórico e prático sobre todo o processo de adoção”, explica Rita de Cássia.

A chefe da Seção de Coordenação das Equipe de Manutenção de Vínculo e Adoção da Comarca de Fortaleza, Érica Burlamaqui, destaca que o curso envolve temas como perda ou suspensão do poder familiar, medidas protetivas/acolhimento institucional e ações de guarda/tutela, artigos da legislação, elaboração de relatórios, realização de estudos sociais e psicológicos, além de técnicas de visitas domiciliares, institucionais e entrevistas com os pretendentes.