Sesa disponibiliza nova plataforma de monitoramento e transparência da Saúde do Ceará

1 de agosto de 2019 - 16:19 # # # #

Martina Dieb / Ascom Sesa

A população cearense conta com mais uma ferramenta de transparência da gestão pública a partir desta quinta-feira, 1º de agosto. O IntegraSUS é uma plataforma que integra sistemas de monitoramento e gerenciamento epidemiológico, hospitalar, ambulatorial, administrativo, financeiro e de planejamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e dos 184 municípios. O acesso ao portal de transparência da Saúde do Ceará pode ser feito pelo site da Sesa ou pelo integrasus.saude.ce.gov.br.

A nova plataforma visa as informações e decisões estratégicas em saúde para implantação nos próximos quatro anos de uma gestão 100% digital. A iniciativa faz parte de um plano estratégico de tecnologia da informação e comunicação, Ceará Digital, do Governo do Ceará, que tem como ações digitalizar os serviços públicos que impactam no dia a dia do cidadão. Esses dados são reunidos, analisados e disponibilizados para conhecimento da população e para auxiliar gestores em ações e políticas de saúde.

O IntegraSUS é um dos projetos que contemplam o Programa de Modernização da Gestão da Saúde do Estado do Ceará. “Entendemos que faz parte de um processo de transparência, que se completa com o Compliance da Secretaria da Saúde do Ceará, e também do empoderamento da sociedade, que passa pelo autocuidado e pelo controle de qualidade. Além de valores fundamentais como um sistema voltado para as pessoas, pautado em equidade, sustentabilidade e efetividade”, destaca o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Semanalmente, novos indicadores são incluídos no IntegraSUS. Atualmente, a plataforma disponibiliza indicadores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). A população pode acompanhar o tempo médio de permanência da internação nesses hospitais, taxa de ocupação dos leitos, atendimentos ambulatoriais e na emergência, entre outros.

Com a utilização da ferramenta, espera-se realizar trabalhos como: modelagem preditiva, identificar padrões em imagens clínicas para o diagnóstico de doenças, previsão de doenças sazonais, entre outros. Além dessas informações, há também os dados de gestão financeira. Onde são informados detalhadamente a fonte dos recursos de pagamento e os tipos de despesas entre 2017 a 2019, mês a mês, de cada unidade que integra a Rede Sesa.

Expansão

“O projeto iniciou há dois meses com o intuito de coletar dados e organizar informações, possibilitando gerar indicadores de saúde dos diversos sistemas informatizados. Desta forma, integraremos informações do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, realizando tratamento e disponibilização através de dashboards (painés de indicadores), que permitirá análise e gerenciamento de indicadores, visando subsidiar a tomada de decisão da gestão”, diz Ramsés Felipe de Oliveira, supervisor do Núcleo de Informática da Sesa.

“O IntegraSUS vai dar transparência para o cidadão, os gestores e os profissionais acompanharem os indicadores. É uma importante iniciativa, pois vai integrar dados dos prontuários eletrônicos, dados dos hospitais e vários sistemas de informação que a gente tem hoje, não só o sistema de vigilância em saúde. Com isso, teremos um monitoramento on time (em tempo real) de indicadores. A intenção é expandir para toda rede do estado, não só hospitalar, mas também para atenção especializada, policlínicas, CEO’s e unidades básicas”, ressalta Magda Almeida, coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde da Sesa.