Sesa inscreve para capacitação em acidentes por animais peçonhentos

1 de agosto de 2019 - 16:05 # # # #

Fátima Holanda / Ascom Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), realiza nos dias 22 e 23 de agosto a III Capacitação sobre Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos para médicos e enfermeiros que trabalham nas unidades da saúde do SUS e profissionais de vigilância em saúde das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES).

O evento terá a participação de Francisco Oscar Siqueira França, um dos autores do livro “Animais Peçonhentos no Brasil”. Cada coordenador da CRES pode inscrever até cinco técnicos, mas sendo dois médicos, dois enfermeiros e um profissional da vigilância em saúde. Clique aqui para fazer a inscrição.

“Essa capacitação se faz indispensável para a formação de multiplicadores e, consequentemente, o repasse da informação aos profissionais dos serviços de saúde, responsáveis no atendimento e assistência médica da população”, destaca Relrison Dias, assessor técnico do Nuvet.

Acidentes com animais peçonhentos podem ocorrer o ano todo. Estamos no período da exploração de trilhas, da poda do cajueiro e também do acasalamento e reprodução das cobras. “É importante atualizar os profissionais de saúde sobre novos protocolos clínicos de diagnóstico e tratamento para vítimas de agressão de animais peçonhentos”, lembra Relrison.
A capacitação tem como objetivos melhorar o diagnóstico, aprimorar as escolhas das condutas médicas para tratamento dos pacientes acidentados, reduzir a mortalidade e a letalidade dos acidentados por animais peçonhentos.

Conforme a última Nota Técnica publicada no site da Sesa, a ocorrência de acidentes por animais peçonhentos intensifica-se principalmente entre os meses de julho e setembro. De acordo com análise dos últimos 12 anos, 25% dos acidentes com serpentes no Ceará aconteceram nesta época. Dois em cada três acidentes podem ser evitados com a utilização de medidas preventivas, com uso de equipamentos de proteção individual, por exemplo.

Serviço

Capacitação sobre Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos
Data: 22 e 23 de agosto
Horário: 8 às 17 horas
Local: Unichristus – Campus Parque Ecológico
Rua João Adolfo Gurgel, 133, Cocó, Fortaleza