Aesp inicia novo curso de especialização para profissionais de segurança pública

5 de agosto de 2019 - 17:41 # # # # #

Ascom Aesp

O Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública terá duração de 15 meses e tem foco na formação de formadores.

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou na última sexta-feira (2) as atividades do Curso de Especialização em Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (CEMDESP). A capacitação, que é pioneira no Brasil, visa proporcionar aos profissionais de segurança pública das diferentes áreas, o conhecimento das bases teórico-metodológicas e didático-pedagógicas que norteiam o ensino.

Ministrada pelo secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, a aula magna do curso reuniu alunos, professores e outros profissionais do sistema de segurança pública cearense e discutiu a metodologia e a didática atual neste período de constantes transformações no mundo e o papel do professor neste cenário. Além de apresentar a nova estratégia de segurança pública do Estado.

Segundo Élcio, que é cientista social por formação, a segurança pública deve ser tratada como uma área de estudo e de produção de conhecimento, e destacou o papel da Aesp neste novo cenário. “A Academia Estadual de Segurança Pública tem um papel justamente nisso, que é na qualificação, e na formação, de como dotar os novos profissionais de segurança pública com as habilidades, com as competências necessárias para fazer a intervenção hoje demandada pela sociedade… Isso é um desafio que se coloca, não só aqui no Ceará, é um desafio do Brasil, um desafio do mundo, mas que eu acho que aqui a gente tem bons instrumentos para fazer isso” pontuou o Secretário.

Novo momento da Segurança Pública

Para o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, o curso marca esse novo momento da segurança pública. “O Curso de Especialização em Metodologia Didática do Ensino em Segurança Pública é uma janela que se abre aqui na Academia para o aprimoramento da qualidade técnica do nosso quadro de professores, porque além dos métodos de ensino e dos modos de transmissão de conhecimento, ele também possibilita aos discentes um espaço de reflexão sobre este campo de estudo e sobre quais são as competências necessárias aos profissionais da área”, destacou Juarez Júnior.

Formação de formadores

A primeira turma do novo curso de pós-graduação da Aesp é composta por profissionais de todas as vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que foram selecionados por uma prova de conhecimentos e habilidades. Neste processo seletivo, dos 336 candidatos inscritos, apenas 36 ingressaram na especialização.

A capacitação será desenvolvida em aproximadamente 15 meses e terá uma carga horária de 430 horas/aulas. O quadro de docentes é formado exclusivamente por professores mestres e doutores e conta com disciplinas de Psicologia, Sociologia e Filosofia da Educação; além de Educação e Diversidade; Teorias da Aprendizagem e as novas tecnologias.

“É um curso voltado para formação de professores, de multiplicadores na verdade. Então a gente trouxe os professores mais qualificados da Universidade para fazerem parte da formação dessas pessoas, trazer ao longo dos 15 meses uma formação humanística, uma reflexão sobre o que é a educação em segurança pública. Sobre qual policial, bombeiro, perito que a sociedade deseja nesse século XXI”, explicou o coordenador do CEMDESP, professor doutor Anderson Duarte Barboza, que também é diretor de estratégia da Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp).

Anderson também destaca a importância desta especialização para o fortalecimento da missão da Academia Estadual de Segurança Pública. “Além do projeto inovador de ensino integrado, a AESP presenteia o Brasil com um curso totalmente pioneiro. Não apenas vamos continuar formando profissionais de segurança pública com alto nível de formação intelectual. Agora, iniciamos uma jornada em que vamos compartilhar as mais altas luzes do conhecimento com profissionais de segurança pública que terão, ao final do curso, mais uma missão, tão nobre quanto a de salvar vidas: serão professores”, pontuou o coordenador.