Hemoce teve aumento de 70% na imunização dos doadores contra hepatite B

6 de agosto de 2019 - 14:09 # # #

Natássya Cybelly - Assessoria de Comunicação do Hemoce

banner imunização hepatite b

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, oferece aos candidatos à doação a vacina contra a Hepatite B (VHB). Durante julho, mês de conscientização contras as hepatites viriais, o Hemoce vacinou 419 pessoas contra a hepatite B, um aumento de 70% quando comparado com igual período do ano anterior, que registrou 246 pessoas imunizadas. Há seis anos o serviço de imunização foi implantado no Hemocentro Cearense.

Durante todo o mês de julho, o Hemoce incentivou a imunização para os candidatos à doação com campanha educativa. Foram implementadas ações de comunicação e publicidade para chamar a atenção dos voluntários para o serviço e para a importância da vacinação. Logo na entrada da recepção do doador, um totem informativo direcionava para o serviço. Foi criado ainda vídeos explicativos com orientações sobre prevenção, riscos e sintomas das hepatites viriais.

O material era transmitido nas televisões do hemocentro. “Foi uma ação educativa que trouxe excelentes resultados, pois é uma maneira de garantir proteção aos doadores contra a doença e o doador imunizado aumenta ainda mais a segurança transfusional. Com essa experiência, vamos manter ações para incentivar a imunização constantemente”, conta Ana Carolina Lira, coordenadora do serviço de imunização do Hemoce.

O Hemoce é o primeiro hemocentro do país a oferecer o serviço, que tem como objetivo fortalecer a cobertura vacinal, reduzindo assim a circulação viral e incidência de casos da doença. Além disso, o Hemoce busca qualificar ainda mais ações que reflitam na qualidade do sangue distribuído no Estado.

A iniciativa do hemocentro em implantar o serviço surgiu a partir do grande número de bolsas com teste sorológico positivo para Hepatite B. Pensando na saúde e no bem-estar do doador, o Hemoce, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, passou a ser mais um ponto de combate ao vírus VHB, visto que cerca de 3.000 pessoas passam pelo hemocentro todo mês, assim diminuindo o número de casos da doença hepática e, também a quantidade de transplantes hepáticos.

O processo de imunização é dividido em três doses, com intervalos de 30 dias entre a primeira dose e a segunda é de 180 dias entre a primeira e a terceira. O Hemoce ressalta a importância de finalizar o ciclo de vacinação para garantir que o corpo fique efetivamente protegido contra a doença. O serviço de imunização funciona no hemocentro coordenador em Fortaleza, de segunda a sexta-feira, de 7h30min às 18h30min, aos sábados, de 8 às 16h.

Hepatite B

A hepatite B é uma doença viral que pode ser transmitida através de relações sexuais desprotegidas, sem uso de preservativos, compartilhamento de seringas, acidentes com material perfurante e da mãe para o filho durante o parto.

O vírus demora uma média de um a quatro meses para se manifestar e apresenta os seguintes sintomas:

•Dor abdominal
•Urina escura
•Febre
•Dor nas articulações
•Perda de apetite
•Náusea e vômitos
•Fraqueza e fadiga
•Amarelamento da pele (icterícia)