Ceará mostra as boas práticas de Gestão Pública em Porto Alegre

7 de agosto de 2019 - 17:27 # # # # #

Ascom Seplag

As boas práticas na Gestão Pública implantadas pelo Governo do Ceará foram apresentadas a gestores do Rio Grande do Sul no I Workshop RS/CE, nesta quarta-feira, dias 7/08, em Porto Alegre, no Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag/RS).

As práticas bem sucedidas do Ceará foram detalhadas por uma comitiva liberada pelo secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho. Participaram ainda o secretário executivo do Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), João Mário de França, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará, Adalberto Pessoa, e o coordenador da plataforma Ceará 2050, Expedito Parente Júnior.

A programação do primeiro dia constou de seis painéis. O secretário Mauro Filho iniciou as apresentações falando sobre “As Boas Práticas da Gestão Fiscal e Educacional do Ceará”. Os comentários foram da secretária da Seplag/RS, Leany Barreiro Lemos. Na sequência o diretor do Ipece, João Mário, fez a apresentação dos órgãos de Assessoria e de Pesquisas Econômicas e Sociais. No final da manhã, a coordenadora de Cooperação com os Municípios da Secretaria da Educação, Ana Gardennya Linard, e o analista de Políticas Públicas do Ipece, Witalo Paiva, abordaram os “Avanços na Política Educacional no Ceará e Rateio do ICMS como estratégia de incentivo”.

À tarde teve início com o painel do “Desenho e Avaliação de Políticas Públicas: Avanços Institucionais”, apresentado pela diretora de Estudos de Gestão Pública do Ipece, Marília Firmiano. O presidente da Etice, Adalberto Pessoa, falou em seguida sobre “Transformação Digital” e, concluindo o primeiro dia do evento, o secretário executivo Flávio Ataliba e o coordenador da plataforma Ceará 2050, Expedito Parente Júnior, levaram aos participantes o tema “Estratégias para o Desenvolvimento Econômico”.

Nesta quinta-feira, 08/08, segundo e último dia do evento, serão realizadas oficinas de trabalho envolvendo técnicos dos governos do Ceará e do Rio Grande do Sul, no Centro Administrativo Fernando Ferrari. Serão debatidos os temas: ICMS e Educação, Transformação Digital e Avaliação de Políticas Públicas. O evento será concluído com uma reunião extraordinária para tratar de incentivos fiscais.