Moradores de Camocim são contemplados com Praça Mais Infância

8 de agosto de 2019 - 10:21 # # #

Weberte Lemos Texto
Ariel Gomes e Davi Pinheiro Fotos

Para o equipamento foram investidos R$ 900.633,16. A nova praça de Camocim tem quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, bicicletário, entre outras estruturas para crianças e adultos

O Governo do Ceará inaugurou, na noite dessa quarta-feira (7), no bairro Olinda, em Camocim, Litoral Norte, a 12ª Praça Mais Infância do Estado. Um equipamento que transforma para melhor a realidade dos municípios.

A Yasmim Lima, de 8 anos, encontrou na nova praça o local ideal para brincar. “Eu só brincava em casa, porque não tinha outro lugar. Agora com essa praça perto de casa eu posso vir todo dia, aqui tem brinquedo, parquinho, quadra de futebol e até academia”, comemorou a menina, filha do Genesio Lima, que também vibrou com a inauguração da praça. “Aqui tem além dos brinquedos, algo que eu acho fundamental: segurança”, ressaltou o maqueiro da Unidade de Pronto Atendimento de Camocim.

A vice-governadora Izolda Cela, acompanhada da primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e da prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, inaugurou o equipamento e mostrou a população que o caminho para um futuro melhor e de mais igualdade, é investindo nas crianças.

“Essa praça é uma das ações desenvolvidas na primeira infância para a garantia de um futuro melhor. Investir na criança é uma marca de nosso governo, temos um carinho especial porque sabemos que elas merecem todo nosso esforço”, destacou a vice-governadora.

Onélia Santana ressaltou o impacto que a Praça Mais Infância causa nos lugares onde chega. “É muito gratificante ver o brilho no olho da criança, do adulto e dos idosos, estamos no caminho certo, investindo na criança e aqui se estendendo à toda família”, concluiu a primeira-dama.

A Praça Mais Infância de Camocim tem uma área total de 2.355,60 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, o Governo do Estado entregou ainda kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol.

O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento total de R$ 900.633,16, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará e 20% do município, que também cede o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

Participaram da solenidade, a titular da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Socorro França, o deputado estadual Sergio Aguiar, prefeitos e lideranças políticas da região.

Municípios contemplados

Além de Camocim, já foram contemplados com uma Praça Mais Infância os municípios de Aquiraz, Amontada, Acaraú, Crato, Granja, Maranguape, Pacatuba, Pentecoste, São Benedito, Sobral e Viçosa do Ceará. Mais 20 municípios receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Tianguá e Trairi.

As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 85 brinquedopraças e outras 75 brinquedopraças estão previstas.

 

 

Ouça

Para Onélia Santana, o momento é de comemoração e alegria, pelo efeito que o equipamento causou nas pessoas beneficiadas.

Segundo a vice-governadora, Izolda Cela, o equipamento qualifica a comunidade, promovendo a socialização, mas faz parte de um programa ainda maior, pois o Mais Infância valoriza e acompanha o desenvolvimento das crianças.

A prefeita Mônica Aguiar enxerga o equipamento como um projeto especial criado para as famílias. Ela destaca o Mais Infância como um projeto que promove políticas publicas para as crianças de Camocim e de todo o Ceará.