Casa do Estudante celebra 85 anos de história

9 de agosto de 2019 - 14:07 # # # # #

Ascom Casa Civil

Casa do Estudante celebra 85 anos de história

Há 85 anos, a Casa do Estudante acolhe jovens de todo o Estado que procuram abrigo enquanto cursam o ensino médio ou o ensino superior. Na véspera de seu aniversário de inauguração, dia 11 de agosto, a instituição reuniu em seus jardins autoridades e estudantes para celebrar a data. Representando o governador Camilo Santana, o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, destacou a representatividade do espaço para a sociedade e o apoio aos estudantes que desejam seus sonhos.

“Esse é um lugar de afeto, de memória, de vivências e experiências. Aqui entendemos os principais desafios de gerações e como elas fazem para transpor suas barreiras. É também é um lugar de superação e de inspiração. Ela cumpre o papel de que as oportunidades sejam conquistadas. A base da educação é extremamente importante e é isso que o Governo do Ceará, sob o comando do governador Camilo Santana, vem construindo de uma forma tão sólida. Bolsas de incentivo, auxílio no ensino superior e construção de escolas de tempo integral são alguns dos muitos projetos que demonstram essa visão”,

A presidente da Casa, Milena Silva, endossou a importância histórica do que considerou patrimônio cearense. “É gratificante fazer parte de uma história de luta. Este lugar é nosso e abre portas para inúmeras possibilidades. Agradeço a todos que estão conosco”, afirmou.

Para Jonas Bandeira, ex-presidente da Casa do Estudante, ela possibilita a construção de um futuro que muitos não teriam a oportunidade de concretizar. “Eu tinha o sonho de estudar Direito na UFC. Um sonho que só pode acontecer quando fui acolhido nesta Casa. Uma trajetória de muito estudo, sacrifício e dedicação. Em breve, me tornarei ex-morador daqui e tenho compromisso continuar apoiando esse espaço. Faço votos para que a sociedade abrace nossa casa, um lar que transforma sonhos em realidade”, frisou.

Prestigiando o evento, estiveram a secretaria de Proteção Social, Justiça Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, o titular da Secretaria do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, deputados federais, estadeais e vereadores.

Sobre a Casa do Estudante

A Casa oferece moradia, sala de estudos, biblioteca, auditório e área de lazer, além de equipamentos essenciais para o desenvolvimento profissional e estudantil.

A receita do abrigo para estudantes vem da confecção da carteira de estudante dos ensinos fundamental e médio de Fortaleza. A cada carteira confeccionada, 20% do valor são destinados a manutenção do local.