Escola de Saúde Pública qualifica profissionais para enfrentamento à violência contra a mulher

20 de agosto de 2019 - 16:31 # #

Ascom ESP

O Curso de Especialização está organizado em módulos, compostos por unidades didáticas de aprendizagem, com atividades de forma presencial e também EaD

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues realizará, nesta quarta-feira (21), a abertura do Curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Na ocasião, ocorrerá uma mesa redonda com o tema: “Desafios e perspectivas no enfrentamento à Violência contra a Mulher no Ceará”, aberta ao público.

Participam da Mesa Redonda Daciane Barreto, da Casa da Mulher Brasileira, professora Jane Eyre, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifor, a delegada Rena Gomes Moura, da Delegacia de Defesa da Mulher, a defensora pública Jeritza Braga, supervisora do Nudem, Isabelle Azevedo, representante da Marcha Mundial de Mulheres, Helena de Paula Frota, do Observatório de Violência contra a Mulher da Uece, e Grayce Alencar do Observatório de Violência e Direitos Humanos do Cariri, mediada pela Professora Raimunda Magalhães, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifor.

Desenvolvido a partir de uma iniciativa da ESP/CE, por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde, o curso trata da qualificação profissional que tem como pressuposto o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos teóricos e metodológicos, habilidades e atitudes capazes de sustentar as diferentes dimensões das práticas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Entre as principais metas da formação, destaca-se a contribuição no ampliamento da resolutividade dos profissionais no campo das estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher, frente às novas realidades e desafios apresentados cotidianamente em seu locus de atuação.

A especialização busca, portanto, formar profissionais inseridos nos processos de trabalhos implicados e envolvidos no enfrentamento à violência contra a mulher. A perspectiva é de se desenvolver competências político gerenciais, técnicos instrumentais, educativo comunicacionais e normativo legais, para o gerenciamento e operacionalização de ações relacionadas ao acolhimento de mulheres em situação de violência, à eliminação, diminuição e prevenção da violência contra a mulher.

Formação

O curso está organizado em módulos, compostos por unidades didáticas de aprendizagem, com carga horária de 460 horas. Desse total 360 horas destinam-se às atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial e de ensino a distância (EaD). Outras 100 horas são destinadas as atividades de elaboração individual do TCC.

Serviço

Aula Magna do Curso de Especialização em Estratégias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher
Data: 21 de agosto (Qurta-feira)
Horário: 8h
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes) – Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles – Fortaleza, Ceará.