Aeroportos Regionais do estado movimentam mais de 16 mil passageiros em julho

27 de agosto de 2019 - 11:06 # # # # #

Jóslen Herbster - Ascom SOP Texto
Marcos Studart Foto

Estímulo à circulação de aviões diminui distâncias de capitais para cidades do interior e destinos turísticos, além de favorecer o desenvolvimento regional

Balanço de julho dos aeroportos regionais do Ceará, feito pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), aponta movimentação de 16.742 passageiros nesses equipamentos no último mês. Jericoacoara é o que registra maior movimentação, com mais de 14 mil passageiros no último mês, entre embarques e desembarques operados pelas empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A, além de aviação privada.

Segundo o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da SOP, Cel. Claudio Sampaio, a próxima meta para o Aeroporto de Jericoacoara é obter a certificação de internacionalização, para que ele comece também a poder operar ligação com outros países. Esse terminal regional recebe voos regulares de Recife (PE), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG) pela companhia Azul. Pela Gol chegam aviões vindos de Guarulhos (SP) e Congonhas (SP). “Os indicadores só tendem a crescer, principalmente com a melhoria da infraestrutura aeroportuária, bem como com o processo de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara. Todo o trabalho, no final, só tem um grande objetivo, que é melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destaca o gerente.

O Aeroporto de Canoa Quebrada, em Aracati, é outro equipamento com circulação de voos comerciais. Em julho, registrou 1.077 passageiros nas operações da Azul. Atualmente, há três frequências semanais: às terças-feiras, quintas-feiras e aos domingos, com voos saindo de Recife e escala em Mossoró (RN). Já a partida de Aracati rumo a Recife é sem escalas. O terminal trouxe nova dinâmica de turismo ao Litoral Leste dando apoio aos empreendimentos da região, principalmente nos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim.

Os outros oito aeroportos regionais de gestão do Governo do Estado, sob responsabilidade da SOP, se localizam em Sobral, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Camocim, Crateús, Tauá e Campos Sales. Eles tiveram, somados, 1.370 embarques e desembarques no período.

O Ceará, com o hub aéreo, é hoje um dos principais centros de conexão de voos do Brasil com o exterior. Esse status é gatilho para outros investimentos no Estado e o setor de aviação se mostra como eixo de crescimento estratégico. Os resultados positivos do setor são fruto de planejamento que contempla uma série de ações estruturais executadas para dotar o Ceará de equipamentos capazes de impulsionar o turismo e a geração de negócios. “O transporte aéreo é um fator que desenvolve social e economicamente todas as regiões do interior do Estado, principalmente onde estes equipamentos estão localizados”, ressalta Cel. Claudio Sampaio.

 

 

Ouça

O gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da SOP, coronel Claudio Sampaio, comemora os números e destaca a capacidade de crescimento desses números.

Segundo o coronel Cláudio Sampaio, o projeto do Governo do Ceará é fortalecer a aviação Regional e viabilizar o funcionamento desses terminais.