Funceme e instituto francês fazem balanço de cooperação científica e discutem novos projetos

30 de agosto de 2019 - 17:43 # # # # #

Funceme - Ascom

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) receberá, no próximo dia 4 de setembro, a pesquisadora francesa e representante do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) no Brasil, Marie-Pierre Ledru.

O objetivo do encontro, que acontecerá na sede da Funceme, em Fortaleza, é realizar um balanço das atividades de cooperação entre as entidades do Brasil e da França, além de discutir ações para projetos futuros. O momento também contará com a presença de outros pesquisadores franceses que já se encontram desenvolvendo atividades no Ceará em parceria com o órgão cearense.

Na pauta, estará a discussão sobre um evento que acontecerá, já em setembro, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Com apoio do governo francês e entidades europeias de pesquisa, será discutido um projeto voltado para estudos relacionados ao clima e à desertificação no semiárido. A Funceme está entre duas das instituições brasileiras escolhidas para participar da iniciativa, sendo a outra o Centro de Desenvolvimento Sustentável de Brasília.

Atualmente, o órgão cearense realiza pesquisas em conjunto com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e o Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento Internacional (Cirad) e ainda outras ações como parte do acordo de cooperação da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste (ReFBN), firmada com instituições de pesquisa e ensino do Nordeste como a Universidade Federal do Ceará (UFC), entre outras.