Vice-governadora participa do lançamento do Programa Alfabetizar Pra Valer, em Sergipe

30 de agosto de 2019 - 11:36 # # # # #

Ascom Vicegov e Ascom Seduc Texto
Eugênio Barreto - Governo de Sergipe Fotos

vice-governadora Izolda Cela participou, nesta quinta-feira (29), do lançamento do Programa Alfabetizar Pra Valer, promovido pelo Governo de Sergipe, estabelecendo as bases do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa. A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, também esteve presente no evento.

“Ao longo dos últimos anos, o Ceará se tornou referência nesse processo de alfabetização. Não é um trabalho simples, pois é uma congruência de muitos fatores. É construção dentro de uma grande rede que envolve família, escola, secretaria e professores. Sergipe se propôs a dar esse passo importantíssimo dentro da educação e o Governo do Ceará se disponibilizou para essa troca de experiências. Fomos convidadas pelo governador Belivaldo Chagas e estamos aqui, muito felizes, em ver, mais um estado do Brasil, a ter a alfabetização na idade certa como meta prioritária”, destacou Izolda Cela.

De acordo com o governo sergipano, o objetivo da ação é implementar uma política de Estado que tenha como foco a alfabetização de todos os estudantes da rede pública matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental, com ganhos maiores em Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa visa garantir a melhoria do atendimento escolar aos estudantes do ciclo de alfabetização e contribuir para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita, permitindo a progressão escolar e a prevenção do abandono, da evasão e da distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização. A expectativa é beneficiar mais de 86 mil crianças nas escolas públicas de Sergipe de Ensino Fundamental.

O Governo do Ceará desenvolve, desde 2007, o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que foi transformado em política pública prioritária. A iniciativa visa oferecer aos municípios formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos. Iniciou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental da rede pública cearense. Juntamente com outras experiências, o Paic contribuiu para a estruturação por parte Ministério da Educação do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

Trata-se de um programa de cooperação entre Governo do Estado e municípios cearenses com a finalidade de apoiar os municípios para alfabetizar os alunos da rede pública de ensino até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Paic+5

Em 2011, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), expandiu as ações até o 5º ano, com vistas a melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do ensino fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic+5).

Mais Paic

Em 2015, o governador Camilo Santana lançou o Mais Paic – Programa de Aprendizagem na Idade Certa. A medida teve como finalidade ampliar o trabalho de cooperação já existente com os 184 municípios, que além da educação infantil e do 1º ao 5º ano, passou a atender também do 6º ao 9º ano nas escolas públicas cearenses. A iniciativa apoia a aprendizagem dos alunos para que sigam com sucesso, tenham bons resultados e ingressem no ensino médio bem preparados.